1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 4 a 10 de setembro (ver quadro), manteve-se a tendência das últimas semanas, verificando-se na maior parte dos dias da semana tempo quente e dias de céu limpo. A intensidade média do vento fez-se sentir de forma moderada, não interferindo com a realização de operações culturais, nomeadamente a aplicação de produtos fitofarmacêuticos (PF), as quais não devem, contudo, ser feitas nas horas mais quentes do dia. O vento forte e altas temperaturas, como é sabido, são fatores que limitam a aplicação de PF.

As regas são de grande importância neste período e devem efetuar-se pela manhã ou à tarde e de acordo com as necessidades hídricas das culturas. A precipitação que tem ocorrido tem sido muito fraca, ou mesmo nula em alguns concelhos. 

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 20 de setembro) aponta para dias com alguma nebulosidade, pelo que se deve manter a monitorização das culturas, em particular os primeiros sinais das pragas para poder atuar atempadamente.

Pomoideas e prunoideas

pero calhau
Pero Calhau

Prosseguir com os tratamentos preventivos e curativos contra as seguintes doenças: pedrado das macieiras e das pereiras (Venturia inaequalis) e ainda lepra dos pessegueiros (Taphrina deformans). O risco de aparecimento de infeções secundárias mantém-se elevado. Recomenda-se a proteção com um produto de contacto de ação preventiva, mas apenas nos pomares onde existam manchas de pedrado.

No Modo de Produção Biológico podem ser utilizados fungicidas anti-pedrado à base de cobre e de enxofre.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

bichado macieira
Bichado da Fruta

Bichado-da-Fruta (Laspeyresia/cydia pomonella). Como as condições se encontram favoráveis ao desenvolvimento da praga, considera-se necessária a renovação de tratamento, tendo em atenção o intervalo de segurança. Os frutos atacados com esta praga devem ser removidos do pomar, inclusive os que caem no solo.

Mosca da Fruta (Ceratitis capitata). Esta praga também pode estar presente no pomar. É importante verificar a sua ocorrência e manter as armadilhas de captura em bom estado. Remover os frutos atacados.

Face às elevadas temperaturas registadas, recomenda-se uma vigilância aos pomares para uma prospeção ao aranhiço vermelho (Panonychus ulmi). Observe 100 folhas do terço médio do ramo (2 folhas x 50 plantas) e, se registar 50 a 75% de folhas ocupadas com formas móveis deste ácaro, deve realizar um tratamento com um acaricida homologado.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA

Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.