1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 14 a 20 de agosto (ver quadro), verifica-se uma tendência para dias de maior calor (dias de céu limpo).

A intensidade média do vento a fazer-se sentir duma forma moderada, não interferindo com a realização de operações culturais, nomeadamente a aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (PF), tendo a especial atenção de não as fazer nas horas mais quentes do dia, uma vez que as altas temperaturas condicionam a aplicação de PF.

As regas são de grande importância neste período e devem efetuar-se pela manhã ou à tarde e de acordo com as necessidades hídricas das culturas. 

Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indiciam claramente essa necessidade.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 30 de agosto) aponta para dias de céu limpo e temperaturas mais altas, alternando mais para o fim do mês com dias nublados. 

Manter a monitorização das suas culturas, em particular os primeiros sinais/sintomas das pragas/doenças para poder atuar atempadamente.

Operações culturais no verão

Existem algumas operações culturais próprias desta época (pico do verão) que podem aqui ser recordadas. 

Continuar ou começar quem ainda não o fez, a preparação das terras para as sementeiras e plantações de outono-inverno, incorporando estrumes.

desfolha vinha
 Fig. 1 – A desfolha na vinha

Desfolhar com cuidado se a maturação das uvas estiver atrasada. Marcar, antes da colheita, as melhores cepas para o fornecimento dos garfos para as enxertias.

Monda das bananeiras

A eliminação das infestantes evita a concorrência entre as plantas. Algumas infestantes são hospedeiras de pragas e de doenças que podem provocar prejuízos económicos na cultura, diminuem ainda o vigor das plantas, dificultando os tratamentos fitossanitários e a aplicação de fertilizantes.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Limpeza das folhas velhas

desfolha bananeira
 Fig. 2 – Folhas secas por remover

É importante eliminar as folhas velhas que já não têm atividade fotossintética e que podem danificar o fruto com o atrito provocado pelo vento. A limpeza das folhas velhas favorece o arejamento e a entrada de luz na plantação.

Rotação de culturas

rotacao culturas
 Fig. 3 – Rotação de culturas, técnica bem presente na agricultura madeirense

Na sucessão das culturas hortícolas (rotação), técnica cultural muito utilizada na Região, é de todo conveniente alternar com uma leguminosa, para que haja um equilíbrio de azoto no solo, retardando ao máximo o esgotamento do solo neste nutriente. O cultivo de um só tipo de cultura (monocultura) por longo período, leva ao esgotamento de nutrientes no solo. Na rotação, utiliza-se mais de um tipo de cultura, que se vão revezando a cada colheita, evitando a perda de nutrientes.

Recomenda-se a limpeza das matas e evitar acumulação de resíduos vegetais facilmente combustíveis (madeira e folhagem), a fim de se evitarem eventuais incêndios. Um sistema de mobilização mínima garante as condições para um bom crescimento das culturas, com um número mínimo de passagens sobre o terreno e, ao mesmo tempo, a proteção do solo contra a erosão.

Quanto maior o risco de erosão do solo mais restritivo deve ser o sistema de mobilização. A utilização da charrua ou de alfaias rotativas deve ser muito bem ponderada, uma vez que conduzem a um maior risco de perda de solo por erosão.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.