1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

tomate1O tomateiro pertence à família das Solanaceae, cujo nome botânico é Solanum Lycopersicum L.

As condições edafoclimáticas ideais para esta cultura são temperatura média entre 15 ºC e 25 ºC e humidade relativa entre 50% e 60%. Os solos devem ser de textura média, com boa drenagem e capacidade de retenção de água durante a fase de crescimento. Por sua vez, o pH ótimo situa-se entre os 6,5 e os 7,0.

O tomateiro apresenta uma boa tolerância à salinidade mas são muito sensíveis às carências de Ca, Mg, Fe, Zn, B e Mn.

A sementeira é feita em placas alveoladas e/ou canteiros. O tempo de viveiro (desde a sementeira até à plantação) é de aproximadamente 30 dias.

A plantação poderá ser ao ar livre (Primavera/Verão) ou em estufa (ano inteiro), no solo ou fora de solo.

Ao ar livre, a cultura é feita no solo com um espaçamento entre plantas de 25cm e nas entrelinhas de 50cm.

Em estufa, a cultura é feita no solo ou em substrato, farelo ou fibra de coco.

As operações culturais principais são a eliminação dos rebentos laterais de forma a deixar um só caule; a monda de frutos, apostando na homogeneidade dos cachos e deixando uma média de 4 frutos; e a desfolha conforme se procede à colheita dos cachos, deixando 1 a 2 folhas abaixo do cacho em crescimento.

A cultura do tomate é muito exigente em água. A rega mais utilizada na cultura ar livre e em estufa é gota a gota.

No tomateiro, a rega gota a gota, além de permitir uma economia de água, permite uma maior produtividade, o controle de infestantes e fitossanitário.

A primeira fase é a mais crítica, quando a planta está em crescimento, necessitando de maior quantidade de água.tomate2

Quando o fruto está formado poderá ser reduzida, pois o enraizamento definitivo já ocorreu, possibilitando maior captação da humidade e nutrientes.

A adubação de fundo antes da plantação deverá ser 1:1,5:1. Até ao aparecimento do primeiro cacho, deverá ser uma adubação equilibrada 1:1:1.

A adubação mais rica em azoto e potássio, deverá ser a partir da formação do 4.º cacho, até ao fim do ciclo cultural. A partir da formação do 1.º cacho, deverão ser feitas aplicações foliares com sulfato de magnésio.

Em hidroponia, a condutividade elétrica a utilizar deverá ser 1.6 – 1.8mS até ao vingamento dos primeiros frutos. A partir da formação do primeiro cacho, a condutividade deverá aumentar gradualmente de 1.8 até 2.4mS em plena produção e até ao final da cultura.tomate3

O tomateiro é uma planta muito sensível e costuma apresentar alguns problemas com doenças e pragas. As mais comuns são o míldio, a podridão cinzenta, a alternariose, a mosca branca, os ácaros e a tuta absoluta.

Ao ar livre, a colheita realiza-se 4 meses após a plantação e poderá ir até aos 7 meses, com uma média de 10 a 12kg/m2. Em estufa, a colheita realiza-se entre 3 a 5 meses após a plantação e poderá ir até aos 9 meses, com uma média de 12 a 18kg/m2.

A comercialização do tomate pode ser ao cacho ou só o fruto, dependendo da variedade em questão.

Os frutos devem estar sãos, com aspeto fresco, sem humidade exterior e sem cheiros estranhos, isentos de resíduos e com qualidade e garantia alimentar.

Ana Ghira

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.