1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

O jardim das plantas aromáticas do Montado da Esperança

jardim plantas aromaticas vista aerea
Vista aérea do jardim de plantas aromáticas do Montado da Esperança

O Montado da Esperança é uma zona florestal com cerca de 200ha, situada na parte norte da freguesia de São Roque, concelho do Funchal.

O Montado foi alvo de uma requalificação paisagística nos últimos anos, com o corte de eucaliptos e acácias e, a partir de 2017, foi instalado neste recinto um jardim de plantas aromáticas e medicinais devidamente identificadas, tendo sido também plantados 380 loureiros.

As plantas aromáticas, medicinais e condimentares são utilizadas como condimento na alimentação, substituindo o sal e realçando os sabores, e algumas também têm uso como “medicamento” para alívio de problemas físicos ou psicológicos, assente no conhecimento popular.

A preservação e valorização dos conhecimentos, tradições e crenças ancestrais associadas às plantas foram passando de geração em geração e torna-se importante a sua divulgação junto dos mais jovens.

O jardim das plantas aromáticas foi recuperado e aumentado em 2018 e agora apresenta 68 espécies diferentes, entre as quais algumas nativas e endémicas. Embora algumas destas últimas não tenham uso medicinal e/ou culinário, são importantes para a recuperação paisagística e ecológica do espaço e contribuem a médio prazo para o banco de sementes.

 
cebolinho DICA  
Cebolinho
cedronella canariensis DICA
Cedronella Canariensis 

Estas plantas encontram-se identificadas com uma etiqueta, onde consta o seu nome mais comum na Região, o respetivo nome científico, e a sua origem.

Algumas das plantas são provenientes do viveiro do Centro de Horticultura das Preces da Direção Regional de Agricultura, situado em Câmara de Lobos.

Foi ainda criado um panfleto desdobrável sobre o Jardim de plantas aromáticas do Montado da Esperança, no qual encontra-se uma recolha de receitas tradicionais com ervas aromáticas utilizadas como tempero tais com alecrim, segurelha, louro, etc. No mesmo, encontra-se informação sobre algumas plantas medicinais e aromáticas tais como: alecrim, anis, artemija, cebolinho, erva cidreira, etc.

De referir que no dia 2 de agosto, a Direção Regional de Agricultura promove uma palestra sobre plantas aromáticas e medicinais, integrada no programa da Festa de Nossa Senhora da Alegria, em São Roque.

A palestra realiza-se na sede do Clube Desportivo de São Roque, pelas 18 horas.


Fátima Freitas/Natália Silva
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.