1 1 1 1 1

promdosprodagr1Para além de um conjunto de ações públicas em eventos de caráter mais comercial para a promoção e divulgação dos produtos agrícolas e agroalimentares madeirenses, a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Regional dispõe de um competente e empenhado grupo de técnicos que trabalham diariamente em articulação direta com os produtores, com a agroindústria, com a distribuição e com o comércio.

É nesta particular atenção a quem produz e a quem consome, aqui no sentido lato, que grande parte do trabalho se desenrola, permitindo uma melhor articulação de todos os agentes envolvidos ao longo da cadeia agroalimentar, dotando-a de maiores níveis de eficiência.

promdosprodagrAo nível do incentivo às expedições das produções regionais, temos já há alguns anos apoios específicos para esse fim no âmbito do POSEI. Por outro lado, na sequência da estratégia delineada pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais temos vindo a apoiar os nossos produtores dando a conhecer as necessidades da distribuição nacional, sendo certo que já existem alguns casos de sucesso, e outras possibilidades de novos negócios estão agora a ser aprofundadas e negociadas.

Nesta política, continuamos a apoiar a presença das empresas regionais nos mais importantes certames que se realizam em Portugal continental, sendo exemplo recente a presença na 50ª edição da Feira Nacional de Agricultura, que terminou dia 16 de junho passado e que contou com a presença de diversas empresas, que promoveram e divulgaram os seus produtos, como o Engenho Novo da Madeira, a J. Faria & Filhos, a Alves de Barros, a Fábrica de Santo António, a Fábrica de Mel de Cana do Ribeiro Seco, a Empresa de Cervejas da Madeira e a GESBA.

No que concerne a ações fora do país, estamos também empenhados em apoiar as empresas regionais nesse objetivo, e já há produto regional a ser colocado noutros destinos, como é o caso recente do fluxo comercial para a ilha de Jersey, para onde já se iniciou o envio de anona, banana, batata-doce e inhame, entre outros.

De referir ainda que a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura, e em articulação com diversas casas do povo e autarquias, desenvolve no verão um maior número de atividades out-door, nomeadamente a realização de vários certames dedicados ao setor primário.

Para além da 58ª Feira Agropecuária do Porto Moniz, um dos mais antigos certames agrícolas do país, realizou-se nos dias 6 e 7 de julho a Mostra Regional de Banana, na Madalena do Mar, e no próximo fim de semana, a 19, 20 e 21 de julho, as 48 Horas a Bailar, em Santana.

A caminhar para o fim do verão, teremos a Festa da Uva e do Agricultor, no Porto da Cruz, nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, a Festa do Pero, na Ponta do Pargo, a 14 e 15 de setembro e, finalmente, no Santo da Serra, a Mostra da Sidra, a 21 e 22 de setembro.

Estes eventos são uma justa homenagem e um prémio aos agricultores que trabalham o ano inteiro. Mas são também um esforço para conferir notoriedade e visibilidade às produções agropecuárias regionais. O que se pretende, num mercado que também oferece produtos equivalentes de outras origens, é conquistar a preferência dos consumidores madeirenses, e que as produções que sejam da sua terra constituam sempre a primeira opção de compra.

Bernardo Melvill de Araújo

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.