1 1 1 1 1

Valorfito na Madeira

VALORFITO Logotipo No dia 8 de novembro de 2017 foi licenciada, pela primeira vez, a atividade do Valorfito na Região Autónoma da Madeira, constante do Despacho n.º 456/2017.

As grandes novidades da nova licença de operação do Valorfito prendem-se com a inclusão das embalagens de sementes de utilização profissional, de biocidas e de embalagens de produtos fitofarmacêuticos de capacidades superiores a 250 litros ou quilos.

Com esta licença, o Valorfito pode proporcionar mais soluções aos agricultores e outros utilizadores profissionais destes produtos, permitindo-lhes o encaminhamento destes resíduos para um destino adequado e ambientalmente sustentável.

As embalagens vazias de fitofármacos, biocidas e sementes tratadas podem ser entregues em conjunto, para maior comodidade do agricultor, nos sacos Valorfito. Para as embalagens de sementes não tratadas, vão passar a existir sacos específicos de cor verde, para que as mesmas não se misturem com as outras, dado que são um resíduo não perigoso.

 

valorfito ALD Premios 17 No âmbito desta nova licença, que abrange o período entre 2018 e 2021, o Valorfito vai desenvolver fortes campanhas de comunicação e sensibilização junto de todos os intervenientes no sistema, de forma a garantir um funcionamento eficiente e seguro, onde se incluem a correta utilização dos produtos, a redução da produção de resíduos e uma postura cada vez mais responsável dos intervenientes.

Valorfito realiza sessões de esclarecimento na Madeira

De janeiro a julho de 2018, o Valorfito encontra-se a realizar sessões de esclarecimento sobre “Gestão de Embalagens e outros Resíduos em Agricultura”, em colaboração com as Direções Regionais de Agricultura e Direções Regionais do Ambiente em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores.

Para a Madeira estão já agendadas duas sessões de esclarecimento, cujo programa será focado nas novas regras e funcionamento do sistema Valorfito com base no alargamento do âmbito às embalagens de sementes e biocidas.

Os eventos, organizados em colaboração com o Governo Regional da Madeira, terão lugar no dia 3 de julho, no Auditório do Campo da Barca, no Funchal, e no dia 4 de julho, no Auditório da Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória. Inscreva-se aqui.

 

Valorfito

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.