1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Direção Regional de Agricultura promove as 1.as Jornadas Técnicas sobre a Agricultura Biológica na Madeira, sob o lema “A demanda da autenticidade!”

O Plano Estratégico para a Agricultura Biológica na Madeira, aprovado pela Resolução do Conselho do Governo n.º 275/2016, de 25 de maio, estabelecido com a colaboração dos principais agentes do setor agrícola regional, visa a promoção de práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola regional, bem como a expansão do Modo de Produção Biológico (MPB) na Região Autónoma da Madeira, em estreita articulação com o setor do turismo, dado que a promoção turística assenta essencialmente numa natureza de grande beleza e no seu estado mais puro. Neste sentido, é uma aposta clara conferir uma maior dinâmica à expansão do MPB, com o objetivo geral de conseguir que a longo prazo a agricultura madeirense seja maioritariamente realizada em MPB.

Pretende-se, de igual modo, a criação de condições que promovam o aumento do volume e da qualidade da produção biológica, bem como a melhoria da respetiva comercialização, de molde a que, tirando proveito dos seus atributos diferenciadores, obtenha uma vantagem competitiva sustentável, quer no mercado local quer nos mercados exteriores.

Este Plano Estratégico tem ainda por objetivo dotar os agricultores de conhecimentos atualizados sobre as técnicas agronómicas mais indicadas ao melhor desenvolvimento deste modo de produção.

Neste contexto, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, promove na sexta-feira, dia 25 de maio, as 1.as Jornadas Técnicas sobre a Agricultura Biológica na Madeira, sob o lema “A demanda da autenticidade!”, integradas na iniciativa “BIOlogicamente! da terra com mais qualidade”.

 

Estas jornadas, a decorrerem na Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente, com início às 9h00, terão como convidado especial o Eng.º Axel Torrejón, o qual é um dos mais reputados especialistas mundiais sobre o Modo de Produção Biológico, bem como de outras personalidades do setor, que irão discutir as oportunidades e desafios da agricultura biológica na Madeira.

O programa, contudo, é diversificado e inclui “À Mesa com…” um vasto número de personalidades do setor, da produção à comercialização, passando ainda pela gastronomia e nutrição, que irão discutir as oportunidades e desafios do MPB na Madeira.

De igual modo, será feita a atualização do estado do Plano Estratégico para a Agricultura Biológica na Madeira.

Após a sessão de encerramento, será promovida a iniciativa “Sabores Biológicos”, com a degustação de variados produtos biológicos.

A participação é gratuita, mas tem número limite de participantes, devendo inscrever-se através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

De referir que no sábado, dia 26, haverá uma visita ao Hotel Quinta de Serra, seguida de um almoço BIO.

Para a reserva no almoço, contacte o Hotel Quinta da Serra, através do correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 291 640 120.

 

Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.