1 1 1 1 1

63.ª Exposição da Flor, mais um êxito!

entrega de premios0.1
entrega de premios1

De 19 de abril a 13 de maio, a cidade do Funchal vestiu-se a rigor para celebrar a Festa da Flor. À semelhança das edições anteriores, realizou-se este ano a 63.ª Exposição da Flor, e que, pela terceira vez, teve como palco a Praça do Povo. Pela primeira vez, ao longo de quatro semanas, e num ambiente singular, envolto em cores e aromas, milhares de visitantes, entre madeirenses e turistas das mais variadas nacionalidades, tiveram a oportunidade de se deixar encantar com os magníficos exemplares de um sem fim de espécies em exposição.

A 63.ª Exposição da Flor teve como tema “600 Anos em Flor” e agregou 38 expositores, os quais apresentaram, entre plantas em vaso e hastes cortadas, 1.748 exemplares, reunindo 37 categorias a concurso, das quais 29 foram premiadas, tendo-se registado 113.500 entradas no pavilhão.

Além da magia do cenário, com todo o colorido das flores, realizaram-se, inseridas no programa da Festa da Flor, três atividades associadas a este evento: o Concurso de Arranjos Florais, nos dias 26 de abril e 3 de maio, a palestra técnica sobre “As plantas endémicas com potencial ornamental”, pela Eng.ª Maria João Dragovic, da DRA, no dia 1 de maio e ainda a Demonstração de Arte Floral, realizada em duas vertentes, nomeadamente para casa e para cerimónias, nos dias 08 e 10 de maio, tendo esta atividade sido dinamizada pelo conhecido artista madeirense João Egídio e contado com a colaboração da Eng.ª Maria João Dragovic, que procedeu à descrição das plantas utilizadas.

 
  entrega de premios2
entrega de premios3

Uma referência especial para a merecida e justa homenagem ao Eng.º Pierre Georges Ghislain Petit, por todo o inestimável trabalho que, enquanto quadro superior da Administração Pública Regional, realizou em prol do desenvolvimento da floricultura na Região Autónoma da Madeira, tendo o Governo Regional da Madeira agradecido publicamente a este Técnico e oferecido uma salva de prata.

Com um cariz solidário e por iniciativa das empresas Cecília – Florista e Maracujá Madeirense presentes no espaço envolvente à Exposição, teve lugar uma entrega de um donativo à APCM – Associação de Paralisia Cerebral da Madeira.

Procedeu-se ainda, no dia 10 de maio, no espaço que acomodou a Exposição da Flor, na Praça do Povo, à cerimónia oficial de entrega dos troféus aos premiados do concurso de 2018, que contou com a presença do Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Miguel Albuquerque, Secretário Regional de Agricultura e Pescas, Dr. Humberto Vasconcelos, Diretor Regional de Agricultura, Eng.º Paulo Santos e demais entidades, como forma de reconhecimento da excelência e qualidade das produções apresentadas pelos concorrentes, bem como para prestigiar todos os envolvidos nesta festa dedicada às flores.

Assim, e mais uma vez, a festa de celebração das flores madeirenses foi um êxito, levando o nome da Região além-fronteiras!

Joaquim Leça
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.