1 1 1 1 1 Pontuação 2.00 (1 Votos)

Doce no paladar, quente no corpo e verde ondulante na paisagem, é assim a cana-de-açúcar!

cana de acucar Trazida da Sicília para a Madeira em 1425, por ordem do Infante D. Henrique, a cana-de-açúcar ou cana doce, como o ilhéu a acarinha, cedo se instalou e engrandeceu. A qualidade superior do açúcar madeirense era sobretudo consumido na corte nacional e congéneres europeias, tendo prosperado até meados do século XVI, altura em que o açúcar do Brasil que foi introduzido por madeirenses, e das colónias espanholas, começou a surgir em grande quantidade na Europa. Os dois séculos seguintes são de crise no setor sacarino da Região, mas a cultura continuou a ser plantada modestamente, quase para consumo doméstico. Em meados do século XIX, com o surgimento do oídio (vulgarmente conhecido na Região por “mangra”) e da filoxera da videira, a cana-de-açúcar volta a ser plantada, mas desta vez para transformá-la em aguardente ou rum agrícola e açúcar.

 

Entretanto, no início da década de 90 do século passado, com o encerramento do Engenho do Hinton, a área de cultivo reduz-se substancialmente. Nesse tempo, a então Secretaria Regional de Agricultura, Florestas e Pescas resolve garantir um preço fixo ao produtor, tornando-a compensadora não só para este, mas também para os Engenhos da Calheta e do Porto da Cruz, assim como para a Fábrica de Mel de Cana do Ribeiro Seco e mais recentemente para o Engenho Novo, que dessa forma tinham matéria-prima para laborar, situação que se tem mantido até ao presente.

Depois de processada, a cana sacarina dá origem ao mel de cana que é utilizado no bolo de mel e nas broas de mel, nos sonhos e malassadas pelo Carnaval, e noutros pratos da gastronomia regional, e à já mencionada aguardente de cana que é o ingrediente chave para a confeção de bebidas típicas, como a poncha e os licores.

Tradicionalmente, também degusta-se a cana, descascando-a e saboreando o seu sumo, isto é, o “chupar canas”, como se diz entre nós, havendo agora até um ponto de venda ambulante que comercializa ao longo do ano em vários lugares da Madeira, o sumo de cana fresco triturado no momento, misturado com umas gotas de limão ou de outros frutos.

É a multifacetada cana-de-açúcar que adoça o paladar, aquece o corpo e embeleza a paisagem madeirense com os seus ondulantes canaviais verdejantes!


Joaquim Leça
Direção Regional de Agricultura

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.