1 1 1 1 1

Visita de estudo de alunos da Escola Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva a um bananal em modo de produção biológico

visita de estudo3 No âmbito do projeto Eco-escolas, 11 alunos do 6.º ano de escolaridade e 2 professores da Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva realizaram no passado dia 11 de janeiro uma visita de estudo a uma exploração agrícola em modo de produção biológico, situada no concelho de Funchal.

Numa primeira fase da visita, e após ter sido feita uma breve caracterização da exploração, foi abordado o tema agricultura biológica, mais exatamente os principais objetivos e vantagens deste modo de produção.

Posteriormente, foi explicada a importância da introdução de animais nesta exploração agrícola, assim como todas as práticas culturais realizadas com o objetivo de manter e/ou melhorar a fertilidade do solo, nomeadamente a compostagem, o empalhamento, a rotação de culturas e a consociação de culturas. 

 

visita de estudo1 Nesta altura, todos os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar como são realizadas cada uma destas práticas culturais, bem como as principais vantagens das mesmas.

Seguidamente, foi abordado o ciclo de desenvolvimento da bananeira, principais práticas culturais e principais pragas e doenças da cultura. Foi exemplificado como se deve fazer uma armadilha com pseudocaule para captura do gorgulho da bananeira.

Os alunos puderam ainda visualizar as armadilhas comerciais para a captura desta praga.

Na área ocupada com hortícolas foram ainda identificadas as espécies existentes, assim como abordadas as vantagens da utilização de sistemas de rega, como, por exemplo, por gota-a-gota, que permite o uso mais eficiente da água de rega.

 

Rosa Gonçalves
Lénia Jardim
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.