1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

"Tempos de Hortofruticultura" - Plantação e tratamentos das cerejeiras e demonstração de máquinas agrícolas

fig1 produtores de cereja do Jardim da Serra À semelhança de anos anteriores, a Junta de Freguesia do Jardim da Serra, através do CDISA Quinta Leonor, organizou mais uma edição do evento “Tempos de Hortifruticultura”.

Este evento tem como objetivos a manutenção e o aumento de pomares de cerejeiras na Freguesia, a apresentação de soluções para os problemas que os afetam e a divulgação e promoção da agricultura biológica.

Do programa, fizeram parte as seguintes atividades:

- Iniciativas pedagógicas com os alunos da escola EB1/PE do Jardim da Serra; - Plantação de cerejeiras nas bermas de algumas estradas da Freguesia;

- Enxertia de cerejeiras nos pomares dos agricultores, com a colaboração de técnicos da Direção Regional de Agricultura (DRA);

- Palestra sobre “Plantação e tratamento de cerejeiras”, dinamizada pela signatária/DRA, seguida da demonstração de algumas máquinas úteis para efetuar tratamentos nos pomares de cerejeiras, da responsabilidade da empresa FloraRAM.

Na palestra foram abordados os seguintes assuntos:

- Plantação das cerejeiras:

- Condições edafoclimáticas, épocas de plantação, análises de solo, cava profunda, compasso de plantação, dimensão das covas, adubação de fundo, tutoramento e a rega;

- Enxertia;

- Seleção dos porta-enxertos e dos enxertos, poda, adubações de cobertura, enriquecimento do solo com matéria orgânica e o controlo de infestantes; 

- Problemas fitossanitários das cerejeiras e respetivos tratamentos.

À semelhança do que já tinha sido debatido aquando do lançamento dos folhetos sobre os tratamentos das cerejeiras em modo de produção biológico e integrado, foram feitas referências aos principais estados fenológicos da cerejeira e o aparecimento das pragas e das doenças em cada um dos estados fenológicos. Para cada praga e doença foram apresentadas as substâncias ativas homologadas, o nome comercial, época de aplicação, concentração e intervalo de segurança.

 

fig2 demonstracao de maquinas

Deu-se ênfase aos tratamentos de inverno, que têm como objetivo reduzir o inóculo de algumas doenças e pragas presentes nas árvores, contribuindo para diminuir o número de tratamentos fitossanitários durante o ciclo vegetativo.

Estes tratamentos são realizados essencialmente com produtos à base de cobre para prevenir as doenças e óleos de verão para combater as formas hibernantes de insetos e ácaros.

Apresentou-se o ensaio “Avaliação de porta-enxertos e possíveis soluções de controlo da doença Armillaria sp. na cultura da cerejeira”, demonstrando o que está sendo feito pela Direção Regional de Agricultura para minimizar o impacto deste fungo na destruição dos pomares de cerejeiras. Como tal, foi dado a conhecer o local do ensaio, as parcerias existentes, os objetivos e o que já está sendo desenvolvido.

Demonstração de máquinas agrícolas

Sobre este tema foi feita a demonstração de algumas máquinas úteis e auxiliadoras de algumas operações culturais que são necessárias nos pomares.

Em todas as iniciativas, foi notável o espírito de partilha de experiências entre técnicos e agricultores, com o objetivo comum de manter a produção e a qualidade da cereja, um dos frutos ex-libris do Jardim da Serra.

 

Aurélia Sena
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.