1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 20 a 26 de fevereiro (ver quadro), verificou-se uma degradação das condições do estado do tempo, com níveis de precipitação a aumentarem um pouco relativamente às semanas anteriores, assim como, o vento a fazer-se sentir de forma mais clara. As operações culturais ficaram condicionadas por este estado de tempo o que obriga a planear e aguardar por melhores condições atmosféricas. A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 8 de março), com muitas alterações, mas com tendência a agravar-se, ou seja, reserva-nos, na costa sul, muita nebulosidade acompanhada por precipitação forte e a norte, o IPMA prevê, além de muita nebulosidade, níveis de precipitação elevados. A poda é uma operação cultural que pode ser realizada sempre que haja uma melhoria (por mais breve que seja) nas condições do estado do tempo.

Retirada de Lenha:

- Da poda de árvores de fruto e arbustos;

- De videiras mortas ou muito afetadas por doenças;

- Do abate de árvores.

A madeira é sem sombra de dúvidas um dos recursos naturais mais abundantes do Planeta e mais utilizados na indústria em toda a história da humanidade. São diversas as utilidades que o ser humano encontrou para a madeira. No que diz respeito à madeira resultante da poda podemos tecer algumas considerações que são importantes ter em atenção.

madeira poda madeira poda 1
 Figuras 1 e 2 – Madeira resultante da poda, não deverá ser abandonada

É desaconselhado amontoar, junto dos pomares e vinhas, lenha proveniente de poda. A madeira resultante do arranque de videiras e árvores doentes deve ser destruída de imediato por intermédio de fogo e nunca deixar abandonada junto às respetivas plantações, ou como alternativa enterrá-las a uma profundidade superior a 1 metro.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Lenha infetada (por doenças ou pragas) constitui um permanente foco de infeção para as árvores sãs.

Toda a lenha que não se destine a valorização energética (cozinha, aquecimento, alambiques), deve ser queimada o mais próximo possível do local (caso esteja infetada) ou enterrada como já referido, ou ainda, a possibilidade de ser triturada para o fabrico de composto (se estiver sã).

Se possível, fazer também reaproveitamento da lenha podada (exceto se estiver doente) após estar seca, para a sua lareira, salamandra, forno de lenha ou churrasco.

madeira poda 2 madeira poda 3
 Figuras 3 e 4 – Madeira para uso domestico, abrigada e amontoada de forma correta

Toda a lenha destinada a utilização doméstica deve ser armazenada em local seco, coberto, ao abrigo das chuvas.

Resumindo, recomendamos que a madeira resultante da poda infetada por doenças ou pragas, deva ser destruída pelo fogo o mais próximo possível do local de origem (da respetiva plantação), da forma mais célere possível, ou enterrada a 1 metro de profundidade.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.