1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (2 Votos)

antflor1O género Anthurium pertencente à família das Aráceas e possui mais de 600 espécies nativas das selvas tropicais de Yucatán, América Central, Venezuela e Colômbia. Todas as espécies são ornamentais e destacam-se pela beleza da folhagem, sendo o Anthurium andreanum Linden aquele que é usado como flor de corte devido ao tamanho e ao colorido das suas flores e pela grande durabilidade das flores cortadas.

É uma planta perene, herbácea e epifítica, que possui folhas verdes, brilhantes e com longos pecíolos, pelo que também são usadas como folhagem de corte.
O termo habitual de flor é na realidade o conjunto formado por uma folha modificada e colorida, denominada de espata, e por uma inflorescência tipo espiga, onde estão agregadas dezenas de minúsculas flores hermafroditas, e a que se dá o nome de espádice.

antestufaDurante todo o ano, o antúrio produz flores que emergem da base de cada nova folha. A sequência folha/flor/folha/flor é mantida durante toda a vida da planta, sendo o intervalo de tempo entre elas dependente das condições ambientais e nutricionais da planta. Esse intervalo é maior durante períodos de temperaturas mais baixas e de baixa intensidade luminosa.

Geralmente, as plantas começam a produzir flores de qualidade a partir dos dois anos de idade, produzindo uma média de 5 a 8 flores por planta e por ano. Estima-se um ciclo produtivo de 5 a 6 anos, variável consoante a cultivar.

O antúrio é uma cultura relativamente fácil, que se espalhou em várias zonas da costa sul da ilha da Madeira, em altitudes inferiores a 300m. É habitualmente cultivada dentro de estufas/abrigos altos, de forma a proteger as plantas das temperaturas baixas e da incidência direta dos raios solares.

Maria João Dragovic

Comentários  

# andreia andrade 07-03-2015 09:36
Bom dia eng. Maria joao gostaria de saber se possui o esquema de tratamento fitossanitario para o anturio
Responder | Responder com citação | Citar
# DRADR 09-03-2015 11:34
Bom dia.

Na impossibilidade de responder diretamente neste espaço, enviou-se a tabela de tratamentos fitossanitários autorizados para o antúrio por mensagem.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.