1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 28 de novembro a 4 de dezembro (ver quadro) verificaram-se ventos fortes e alguma abundância de chuva. Os ventos fortes que se fizeram sentir não permitem, duma maneira geral, a realização de forma segura a grande maioria das operações culturais.

Relativamente às regas, há que continuar a regar, de acordo com as necessidades hídricas das culturas, só nos sítios onde os níveis de precipitação não foram os suficientes. De uma maneira geral ficam suspensas as regas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indiciam claramente essa realidade.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 14 de dezembro), reserva-nos, na costa sul, alguma nebulosidade e pouca precipitação. A norte, o IPMA prevê além de muita nebulosidade, a possibilidade de chuva fraca e aguaceiros.

Tratamento de Inverno em fruteiras de folha caduca

pomar tratam inverno Os tratamentos de inverno têm como objetivo reduzir o inóculo de algumas doenças e pragas presentes nas culturas (micro-organismos que permanecem no pomar de um ano para o outro e constituem uma fonte de inóculo para o próximo ciclo produtivo, as estruturas vivas destes micro-organismos permanecem nas plantas, entranhadas nas rachaduras, trincas do tronco e da casca, em frutos e folhas velhas, mumificados ou caídos, remanescentes do ano anterior), contribuindo para diminuir o número de tratamentos fitossanitários durante o ciclo vegetativo.

Geralmente, o recomendado são três tratamentos no outono-inverno, no entanto, no caso de apenas ser possível fazer um único tratamento, este deve ser efetuado entre 30 a 15 dias antes da rebentação (abrolhamento). Estes tratamentos são realizados essencialmente com produtos à base de cobre para prevenir as doenças e óleos de verão para combater as formas hibernantes de insetos e ácaros. As substâncias ativas que estão homologadas para as principais culturas de folha caduca na Madeira estão indicadas no quadro 1.

 

previsoes meteorologicos (NOTA)

tabela subst ativas
 Quadro 1 - Substâncias ativas homologadas para as principais culturas de folha caduca na RAM

Normalmente, durante o inverno, as fruteiras de clima temperado entram em repouso vegetativo. Neste período, ocorre queda total das folhas e toda a estrutura das plantas fica bem exposta, sendo o momento ideal para se realizarem as podas. Esse é também o momento de tomar as primeiras medidas de controlo das doenças que denominamos tratamento de inverno.

Ao realizar o tratamento de inverno, deve ter em consideração o seguinte:

- Os produtos utilizados nos tratamentos de inverno atuam por contacto, pelo que deve molhar bem todas as partes da árvore sem esquecer os ramos mais altos;

- Estes tratamentos só devem ser realizados em períodos em que não se preveja a ocorrência de precipitação nas 48 horas seguintes à aplicação;

- Os tratamentos de inverno devem ser efetuados após a poda, pois assim, são mais eficazes.

Durante a queda das folhas, depois das últimas colheitas, pode ser aplicada nos pomares uma calda à base de ureia, como forma de reduzir o inoculo de pedrado nos pomares. A calda deve ser aplicada sobre as árvores e sobre as folhas já caídas. A ureia apressa a decomposição das folhas, destruindo o suporte para o fungo causador do pedrado passar o inverno.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.