1 1 1 1 1

feiracartazA Feira Agropecuária do Porto Moniz, realizada pela primeira vez em 1955, foi promovida pela então Junta Geral, com a colaboração da Direção Geral dos Serviços Pecuários e da Junta de Lacticínios da Madeira e, desde sempre, foi um misto de exposição e de arraial de tradição madeirense.

O seu principal impulsionador foi o Dr. Carlos França Dória e a sua realização prosseguiu no tempo até aos dias de hoje com a colaboração dos técnicos da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, sob a responsabilidade da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais.

Inicialmente designada por "Feira do Gado", apresentava-se essencialmente virada para a produção animal, sendo que ao longo dos anos foi associando cada vez mais a produção agrícola, até ao presente onde se promove não só a produção agropecuária mas também se acolhe o artesanato e barraquinhas de comes e bebes. Mais recentemente, passou a designar-se de "Feira Agropecuária", mas continua a ser o único evento onde se promove a pecuária madeirense.

Em tempos idos, realizou-se em vários locais da ilha da Madeira, nomeadamente no Porto Moniz, em São Vicente, em Santana e ainda nos Canhas, até que, a partir de 1981 e até ao momento, tem sido realizada nas Portas da Vila, freguesia da Santa, concelho do Porto Moniz.

Desenvolvendo-se ao longo de três dias (sexta-feira, sábado e domingo), faculta ao visitante a opção de escolha de momentos mais ou menos movimentados.
A Feira Agropecuária é, para além da tradição festiva de homenagem ao setor primário, uma iniciativa com uma vertente pedagógica, já que durante o seu funcionamento estão presentes técnicos especializados nas diversas áreas, disponíveis para qualquer esclarecimento ou colaboração.

Pretendendo mostrar o que de melhor se faz no setor e promover o desenvolvimento deste, conta com a participação de diversos expositores relacionados com a atividade que aproveitam a oportunidade para divulgar novos produtos, meios e técnicas de produção e ainda com a presença de produtores pecuários e agricultores que trazem os seus melhores animais e produtos para serem por todos apreciados ou mesmo comercializados.

Em paralelo, surge toda uma atividade frenética de comercialização de produtos típicos das feiras e muita animação, sem esquecer as barraquinhas de comes e bebes, o folclore, a música, etc., que promovem um ambiente festivo, muito apreciado pelos milhares de visitantes que anualmente se deslocam a este evento.

Aguardada com muita expetativa pelas gentes da terra, a feira apresenta um dos seus momentos mais altos por ocasião do "leilão de gado" onde a participação dos produtores imprime uma dinâmica entusiasmante ao evento, sendo também a missa campal realizada no domingo, uma ocasião por todos apreciada.

O comércio do concelho é também"animado" pelos forasteiros que a esta vila se deslocam para visitar a Feira, tornando assim este evento uma ocasião muito especial, não só para os que procuram o divertimento como também para os que estão a trabalhar.

histfagrop2 histfagrop1 histfagrop0

 

BEM VINDOS À 58.ª FEIRA AGROPECUÁRIA DO PORTO MONIZ


Fátima Sousa

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.