1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Protocolo de Cooperação entre a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e a MTA, Transportes Alternativos da Madeira, SA

protocolo srap teleférico jb 1 A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas (SRAP) através da Direção Regional de Agricultura (DRA) vem desenvolvendo de há alguns anos a esta parte, estudos e trabalhos experimentais de cultivo de várias espécies de plantas endémicas da Macaronésia, com o objetivo de avaliar a sua aptidão ornamental para espaços ajardinados.

Entretanto, os trabalhos já realizados permitem inferir que várias daquelas espécies revelam ótimas características para cultivo, como por exemplo: Helichrysum obconicum, Helichrysum devium, Autonoe madeirensis, Lavandula pinnata, Musschia aurea, Matthiola maderensis, Calendula maderensis, Artemisia argentea, Cheirolophus massonianus, Aeonium glutinosum, Argyranthemum dissectum, Argyranthemum pinnatifidum, Sedum nudum, e Sedum fusiforme.

A utilização de plantas endémicas num espaço ajardinado poderá proporcionar várias vantagens, entre outras, designadamente, na ótica de quem o disfrute, a possibilidade da observação de exemplares florísticos característicos e únicos da ilha da Madeira, uma certa mais-valia para o turismo, e na ótica de quem o conceba e ou cuide, o recurso a um manancial de embelezamento genuíno, como uma redução de custos de manutenção.

Por outro lado, esta nova utilidade pretendida para as espécies de plantas endémicas, possibilitará o acesso a um maior conhecimento sobre as mesmas na perspetiva das instituições ligadas à divulgação e conservação destes recursos genéticos.

 

protocolo srap teleférico jb Assim, foi assinado hoje (15 de novembro) um protocolo entre a SRAP e a MTA - Transportes Alternativos da Madeira, SA, concessionária da exploração do Teleférico do Jardim Botânico, representados respetivamente pelo Secretário Regional de Agricultura e Pescas, Dr. Humberto Vasconcelos e pelo Administrador Dr. Rui Nuno Barros Cortez.

Nos termos do protocolo, a SRAP através da DRA fornecerá a título gratuito, as plantas endémicas selecionadas para os locais acordados entre ambas as partes, monitorizará e estudará a evolução das plantas endémicas cultivadas e prestará aconselhamento técnico na condução das plantas endémicas cultivadas, designadamente quanto a regas, podas, mondas e ao controlo de eventuais problemas fitossanitários e irá designar um Técnico Superior para coordenar as ações anteriormente referidas. A MTA - Transportes Alternativos da Madeira, SA terá à sua responsabilidade a plantação das plantas endémicas disponibilizadas pela DRA, a manutenção de espaços ajardinados nas suas gares de partida e chegada (os quais foram parcialmente danificados em consequência dos incêndios de agosto de 2016), onde serão instaladas as referidas plantas endémicas e registar as operações culturais (regas, podas, mondas, entre outras), disponibilizando-os ao Técnico Superior da DRA.

O referido protocolo que produz efeitos a partir de hoje (15 de novembro) tem a vigência de dois anos, renovando-se automaticamente por igual período, se não houver intenção de uma das partes querer por termo ao mesmo.

Joaquim Leça
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.