1 1 1 1 1

Novos focos de Febre Aftosa - reforço das medidas preventivas e de biossegurança

A Febre Aftosa é uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus que atinge ungulados domésticos e selvagens. Causa elevadas perdas económicas e impedimentos ao comércio da produção de bovinos, ovinos, caprinos e suínos.

Na sequência dos focos de Febre Aftosa recentemente notificados à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) pelas autoridades veterinárias do Botswana (1 foco em bovinos confirmado a 21/09/2017) e da Rússia (3 focos em bovinos e pequenos ruminantes confirmados a 05/10/2017), a Direção Geral de Alimentação e Veterinária recomenda o reforço das medidas preventivas e de biossegurança, designadamente as seguintes:

“ 1 – A correta aplicação das medidas de biossegurança nas explorações, nos centros de agrupamento e nos entrepostos;

2 – A apropriada aplicação das medidas de biossegurança nos transportes, nomeadamente no respeitante à rigorosa limpeza e desinfeção dos veículos e navios que transportam os animais;

 

3 – A proibição da alimentação dos animais com lavaduras (art.º 74.º Decreto-lei n.º 108/2005 de 5 de julho) e com restos de cozinha e de mesa ou com matérias que os contenham ou deles derivem (alínea b) art.º 11 do Regulamento n.º 1069/2009 de 21 de outubro);

4 – O adequado encaminhamento e destruição dos subprodutos animais em conformidade com o Regulamento n.º 1069/2009 de 21 de outubro;

5 – A obrigatoriedade de todos os intervenientes de reportar aos serviços regionais e locais da DGAV qualquer suspeita ou ocorrência de Febre Aftosa (art.º 4.º do Decreto-lei n.º 108/2005 de 5 de julho).”

Na Região Autónoma da Madeira, qualquer suspeita de ocorrência de Febre Aftosa deve ser imediatamente comunicada à Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária, sita à Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, n.º 23, 2.º, telefone 291201790 e endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.