1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Visita do Campo de Férias do Diário de Notícias da Madeira ao LQA/DSLIA

visitaLQA figura1
Figura 1- Apresentação das atividades
desenvolvidas na DQA

No passado mês de julho, o Laboratório de Qualidade Agrícola (LQA), localizado na Camacha, recebeu a visita de 49 crianças do Campo de Férias do Diário de Noticias da Madeira, acompanhadas dos seus monitores, e que teve como objetivo dar a conhecer o trabalho realizado nas suas diversas valências.

Logo à chegada, tiveram a oportunidade de assistir na biblioteca do LQA a uma apresentação que abordou sumariamente o trabalho analítico realizado, nomeadamente nos Laboratórios de Virologia, Micologia, Bacteriologia, Entomologia, Nematologia e Análises de Terras e Plantas. (Fig. 1)

visitaLQA figura2
Figura 2 - Laboratório de Bacteriologia
visitaLQA figura3  
Figura 3 - Laboratório de Micologia

As crianças foram divididas em grupos que foram acompanhadas rotativamente pelos nossos Técnicos para conhecerem o procedimento de cada laboratório, tendo a oportunidade de acompanhar as várias fases de trabalho, desde a entrada de amostras na DQA até o envio dos respetivos resultados ao cliente. Também fizeram algumas atividades ao ar livre.

Nos diferentes laboratórios, foi-lhes dado a conhecer o equipamento aí existente e a sua utilização. Além disso tomaram conhecimento das análises realizadas, sempre com uma breve descrição dos métodos usados nesses laboratórios, como por exemplo no laboratório de Bacteriologia (Fig. 2) e no de Micologia (Fig. 3).

No laboratório de Entomologia, foi-lhes explicado a diferença entre pragas e auxiliares, tendo a oportunidade de observar a diversidade de insetos existentes na RAM, salientando as principais diferenças morfológicas dos vários grupos, através da observação de diversas caixas da coleção de referência deste laboratório (Figs. 4 e 5) e insetos vivos.

visitaLQA figura4 visitaLQA figura5
Figuras 4 e 5 - Coleção de referência do laboratório de Entomologia

 

 
visitaLQA figura6
Figura 6 - Análise de plantas
visitaLQA figura7
Figura 7 - Análise de terras e substratos

Nas Análises de Terras e Plantas, as crianças presenciaram a execução parcial de algumas análises, tais como as análises físicas e químicas dos solos e análises químicas das plantas/foliar. Foi-lhes passada a informação que o objetivo das análises de plantas/folhas (Fig. 6) consistia em avaliar o estado nutricional das culturas e, no que toca às análises de terras e substratos (Fig. 7), a determinação do estado de fertilidade dos mesmos.

Para além da visita aos diferentes laboratórios do LQA, os visitantes tiveram a oportunidade de visitar rotativamente a horta, onde puderam fazer a plantação de morangueiros, maracujazeiros e pimenteiras e ainda de tubérculos de batata (Fig. 8).

Foram-lhes transmitidas algumas noções de como se deve diferenciar uma infestante de uma planta em cultivo e os cuidados a ter numa plantação para uma boa produção.

Numa outra ala da horta, observaram culturas de algumas hortícolas e o canteiro das ervas aromáticas. Neste último espaço, foi-lhes dado a conhecer as diferentes condições de cultivo exigidas por cada planta e puderam ainda experimentar a grande variabilidade de aromas, formas e texturas das folhas, assim como a utilização que pode ser dada a cada uma das ervas aromáticas (Fig. 9).

As crianças mostraram-se muito interessadas e fizeram inúmeras perguntas sobre tudo o que lhes ia sendo mostrado e tornou-se uma visita muito agradável, sobretudo porque, além de visitarem os laboratórios, tiveram contacto com as culturas no campo, onde puderam participar ativamente nas atividades realizadas.

visitaLQA figura8 visitaLQA figura9
Figura 8 - A plantação  Figura 9 - Conhecendo as ervas aromáticas

 

Divisão de Qualidade Agrícola
Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.