1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

De acordo com os apuramentos meteorológicos de 19 a 25 de setembro, e conforme previsto, verificaram-se dias de muito calor. Os valores da intensidade média do vento permitiram, de uma maneira geral, a realização de todas as operações culturais, em particular, a aplicação de produtos fitofarmacêuticos. De referir que deve haver um especial cuidado para não realizar estas aplicações nas horas mais quentes do dia.

Relativamente às regas, há que regar de acordo com as necessidades hídricas das culturas. Os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), patentes na tabela, indiciam claramente essa realidade.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 5 de outubro), reserva-nos alguma nebulosidade na costa sul, alternando com céu limpo. a norte, o IPMA prevê a possibilidade de chuviscos ou chuva fraca, a partir do dia 30 do corrente mês até ao já referido dia 5.

CITRINOS (LARANJEIRAS, TANGERINEIRAS, TORANGEIRAS, LIMOEIROS, LIMEIRAS, KUMQUAT)

rachamento citrinos3  

Rachamento dos frutos

Nos pomares de citrinos, a partir desta altura do ano (outono), assiste-se a um fenómeno muito comum, mas que deixa os agricultores apreensivos, nomeadamente o rachamento dos frutos.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

rachamento citrinos1

Como consequência das primeiras chuvadas do fim de verão e princípio do outono, as células do interior do fruto aumentam de volume, enquanto as da epiderme não conseguem acompanhar esse aumento e, então, o fruto racha. Este fenómeno é mais frequente em pomares sujeitos a falta de rega prolongada.

Como medida preventiva, e para reduzir os casos de frutos rachados, deve continuar a regar as árvores, com regularidade mas sem excessos.

Sabedoria popular

• Em Setembro, planta, colhe e cava, que é mês para tudo

• Quem planta no Outono, leva um ano de abono

• Setembro que enche celeiro dá triunfo ao rendeiro

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.