1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Aviso – O inseto vetor Scaphoideus titanus, Ball. em São Jorge

flavescencia dourada vinha A Grapevine flavescence dorée MLO, vulgarmente designada por Flavescência Dourada (FD), é uma doença de quarentena que afeta as videiras e é transmitida pelo inseto vetor Scaphoideus titanus Ball. (St), através do material de propagação vegetativa.

A Região Autónoma da Madeira (RAM) pertence ao grupo das regiões com presença do inseto mas sem a presença da doença.

Deste modo, na RAM, e de acordo com o artigo 5.º da Portaria n.º 165/2013, publicada no Diário da Republica n.º 81, 1.ª Série, de 26/04/2013, é obrigatória a luta contra o inseto em todas as vinhas das freguesias onde o inseto já foi detetado.

Assim como, em concordância com o Plano de Ação Nacional para o Controlo da Flavescência Dourada da Videira, é obrigatório realizar pelo menos um tratamento fitossanitário para o controlo da praga nas vinhas das referidas freguesias, mesmo que se trate de pequenas parcelas ou até de algumas videiras num quintal, e deve ser posicionado ao aparecimento dos primeiros adultos, após o fim das eclosões.

Em resultado dos trabalhos de prospeção entretanto desenvolvidos pelos serviços oficiais em 2017, nas vinhas da freguesia de São Jorge, os viticultores devem realizar obrigatoriamente um (1) tratamento inseticida contra o St no período compreendido entre o passado dia 24 de agosto e 1 de setembro.

Considerando que se aproxima a vindima, recomenda-se a utilização de um produto fitofarmacêutico homologado para esta finalidade (ver Tabela 1) e com um intervalo de segurança mais curto.

 

flavescencia dourada tabela inseticidas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.