1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Conhecer um pouco melhor a DSOP

A Portaria n.º 38/2016 de 12 de fevereiro das Secretarias Regionais das Finanças e da Administração Pública e de Agricultura e Pescas veio fixar a estrutura nuclear em cinco Direções de Serviços, bem como a definição do limite máximo das unidades orgânicas flexíveis (14 Divisões) dos serviços da Direção Regional de Agricultura.

Uma dessas cinco Direções de Serviços que constituem a Direção Regional de Agricultura (DRA) é a Direção de Serviços de Organização e Processos (DSOP). Esta Direção de Serviços é dirigida por um Diretor de Serviços, Dra. Ângela Brazão, e tem por missão apoiar o Diretor Regional no desenvolvimento e controlo dos projetos, na melhoria da qualidade dos serviços e das competências dos trabalhadores da DRA, gerir os processos atinentes ao benefício de ajudas financeiras diretas da União Europeia e à obtenção de indicadores e estatísticas dos setores e mercados agrícolas e agroalimentares.

Das 17 competências relativas à DSOP, destacam-se aqui algumas:

- Centralizar a proposta e a execução orçamental dos projetos da DRA, incluindo os respetivos instrumentos de monitorização, alteração e reporte;

- Implementar, em articulação com o organismo nacional competente, os processos relativos ao funcionamento dos sistemas de ajudas comunitárias diretas à produção, comercialização e aos operadores dos setores agrícola e agroalimentar, bem como de outros mecanismos de apoio financeiro que lhe venham a ser consignados;

 

- Assegurar, em articulação com o organismo nacional competente, a operabilidade e a permanente atualização do Sistema de Identificação Parcelar (SIP);

- Participar dos processos relativos à gestão do Banco de Terrenos Agrícolas da Região Autónoma da Madeira;

- Obter, processar e difundir, informação técnico-económica e dos mercados agrícola e agroalimentar regionais;

- Implementar procedimentos que visem a melhoria da qualidade dos serviços da DRA e;

- Avaliar os pedidos e propor a homologação de cursos de formação, promovidos por entidades externas, nas áreas da agricultura e do agroalimentar.

No próximo número do DICA, iremos ver com mais detalhe as competências da Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura (DSDA).

 

Joaquim Leça
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.