1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

Alunos da Escola Horácio Bento de Gouveia aprendem a enxertar fruteiras

enxertias2 A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, promoveu, no passado mês de junho, sessões de enxertia na Escola Horácio Bento de Gouveia, nas quais participaram quatro turmas de 6.º ano, comparecendo um total de 98 alunos acompanhados dos professores da disciplina de ciências da natureza.

Em cada sessão, foi abordada uma parte teórica sobre o tema, seguida de uma parte prática.

Na parte teórica, foram focados vários aspetos da enxertia, nomeadamente o objetivo, as vantagens, os tipos de enxertia e, nestes, os mais adequados para cada espécie. De igual modo, referiu-se a importância da realização da reenxertia em fruteiras adultas que não se encontrem a produzir fruta de qualidade, conseguindo-se assim mudar a variedade e aumentar a produção.

 

enxertias1 Na parte prática, com plantas de várias espécies levadas dos viveiros do Centro Experimental de Fruticultura das Quebradas, mostrou-se como efetuar os vários tipos de enxertia, mais exatamente de borbulha nos citrinos, encosto ou fenda lateral no abacateiro e de fenda cheia e de encosto na anoneira. Foi apresentado o resultado de cada enxertia, através de exemplares que haviam sido enxertados há já algum tempo.

No decorrer das sessões, os alunos mostraram-se muito interessados e participativos.

 

Divisão de Experimentação e Melhoria Agrícola (DEMA)
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.