1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

25.ª Festa Gastronómica do Peixe-Espada-Preto é já este fim-de-semana!

baia camara de lobos

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas iniciou a sua participação na festa gastronómica do peixe-espada-preto, através da Direção Regional de Pescas (DRP), em 1993, sendo a Junta de Freguesia de Câmara de Lobos a entidade organizadora.

Os serviços da Direção Regional aproveitam o evento para a divulgação de dados estatísticos e informações pertinentes do sector das pescas na Região, através de cartazes e também do contacto direto com os funcionários presentes no local da exposição.

São afixados dois cartazes com o ranking, um das 10 primeiras embarcações que descarregaram mais peixe-espada nos portos de pesca da Região Autónoma da Madeira e na Região Autónoma dos Açores, durante 2016, e outro em relação às do 1.º semestre deste ano (Top Ten), observados com muito interesse, principalmente pelos ativos do sector e familiares, residentes em Câmara de Lobos.

 

É ainda feita uma homenagem ao pescador durante a abertura do evento, atribuindo um prémio ao 1.º lugar e uma placa alusiva ao armador/proprietário da embarcação e respetiva tripulação pela produtividade.

Durante os três dias do evento (11, 12 e 13 de agosto), é oferecida aos visitantes a oportunidade de provar o magnífico prato tradicional, preparado pelos mais reputados restaurantes da zona. E, além de tudo isto, ainda pode apreciar a paisagem surpreendente da baía de Câmara de Lobos.

A festa gastronómica do peixe-espada-preto, como o próprio nome indica, tem como objetivo mostrar o potencial deste produto na gastronomia e, ao mesmo tempo, destacar a atividade de pesca tradicional da localidade de Câmara de Lobos.

O programa deste evento pode ser consultado aqui.

Maria Filomena Oliveira Freitas
Direção Regional de Pescas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.