1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Segundo as previsões meteorológicas de 8 de agosto a 17 de agosto (ver quadro), aproximam-se dias de muito calor. A intensidade média do vento a fazer-se sentir, podendo interferir com a realização de operações culturais, nomeadamente a aplicação de produtos fitofarmacêuticos, tendo a especial atenção de não realizar estas aplicações nas horas mais quentes do dia.

Relativamente às regas, há que regar, de acordo com as necessidades hídricas das culturas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indiciam claramente essa realidade.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias, reserva-nos, na costa sul, pouca nebulosidade e/ou céu limpo até 17 de agosto, a norte o IPMA prevê a possibilidade de chuviscos ou chuva fraca, para os próximos dias 14 e 15.

Podridão Negra (Black-Rot) - Guignardia bidwellii (Ellis) Viala & Ravaz

É uma doença da Vinha originária da América do Norte. Na Europa, foi detetada pela primeira vez em 1885, em França. No Entre Douro e Minho, é observada desde 2000, ano em que foi identificada em amostras provenientes de Ponte de Lima. Daí para cá tem-se generalizado a sua presença por toda a região, em alguns casos com ligeira perda de produção. O fungo afeta apenas os órgãos verdes da videira, mas as necroses provocadas persistem nas varas atempadas, nas folhas adultas e nos cachos.

Sintomas

  black rot folhas
 Sintomas nas folhas de podridão negra

► Folhas – pequenas manchas, com 2 a 3 mm de diâmetro, caraterísticas e inconfundíveis, vagamente circulares ou poligonais, acastanhadas, com rebordo escuro e repletas de pontos negros minúsculos no seu interior (as frutificações do fungo). Pode aparecer apenas uma ou várias manchas em cada folha, agrupadas. Algumas, maiores, podem atingir 40 X 20 mm. As manchas necrosam e parte do tecido da folha afetada acaba por se desprender e cair.

► Pecíolos das folhas – podem apresentar necroses alongadas e negras, capazes de provocar o dessecamento da folha.

  black rot pampanos
 Infeção nos pâmpanos de podridão negra

► Pâmpanos e varas – são mais raramente atingidos. Podem apresentar manchas semelhantes às das folhas, mas alongadas, por vezes deprimidas ou fendilhadas. Não têm influência sobre a vegetação, mas, ficando na vinha, servem de inóculo (foco de contaminação) na primavera seguinte.

► Pedúnculos dos cachos e gavinhas – por vezes, apresentam manchas parecidas com as dos pâmpanos, mas mais pequenas.

► Inflorescências – pouco afetadas.

  black rot cacho
Primeiros sintomas no cacho (bagos)
de podridão negra

► Cachos – são atacados a seguir à floração-alimpa, no início do desenvolvimento dos bagos, até ao pintor. São contaminados frequentemente a partir de manchas de blackrot nas folhas das proximidades. O primeiro sintoma nos bagos é uma pequena mancha circular, descorada, com poucos mm de diâmetro, que de seguida se alarga e torna avermelhada, mais escura no centro e clara nos bordos.

A infeção progride rapidamente em extensão e profundidade. Ao fim de um a dois dias, todo o bago fica alterado, parecendo escaldado. De seguida, começa a enrugar-se, secando completamente, com tempo seco, ao fim de alguns dias e tomando uma cor negra carregada com reflexos azulados. A película dos bagos secos cobre-se de pequenas pústulas negras, tomando um aspeto caraterístico “encortiçado”. Estes bagos destruídos ficam presos ao cangaço durante algum tempo e acabam por cair.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

black rot bagos black rot bagos 1
 Bagos infetados por podridão negra

Conservação do parasita durante o inverno

► Nos bagos infetados caídos no solo;

► Nas varas, em necroses causadas pelo fungo.

Condições de desenvolvimento

► Condições geográficas - Regiões com elevada pluviosidade, sobretudo de influência atlântica, como é o Entre Douro e Minho.

► Recetividade da Vinha – os porta-enxertos americanos e seus híbridos são pouco sensíveis ou mesmo resistentes; (no entanto, a doença pode ser propagada através de material de enxertia); a videira europeia (Vitis vinifera) é mais sensível à doença.

► Circunstâncias favoráveis – O black-rot propaga-se a partir de focos que se expandem de forma bastante lenta. Cada invasão do fungo corresponde sempre a um período chuvoso. O clima favorável ao desenvolvimento do black-rot é caracterizado por períodos chuvosos longos e frequentes na primavera. Vales estreitos, encaixados, de atmosfera húmida, fundos de vales com fraca circulação do ar e nevoeiros persistentes e as margens dos rios são muito favoráveis ao desenvolvimento da doença. Encostas viradas a nascente e a norte são menos favoráveis. Os focos de infeção são as lenhas de poda deixadas nas vinhas, os bagos infetados caídos no solo, restos de cachos infetados presos às videiras e gavinhas infetadas enroladas nos arames. Vinhas abandonadas são focos de infeção que contaminam as vinhas das proximidades, sobretudo os cachos, mesmo a centenas de metros de distância. A evolução do fungo, embora possa ser lenta, pode começar com temperaturas médias de 9 ºC, mesmo durante primaveras frescas. As infeções primárias podem dar-se muito cedo, à saída das folhas, no decurso de períodos de chuva ou de atmosfera saturada de água e suceder-se durante cerca de três meses. As infeções secundárias provocam a expansão da doença pela vinha. O black-rot tem uma grande resistência às temperaturas elevadas e, ao contrário do míldio, não é destruído pelas temperaturas altas no Verão, continuando a desenvolver-se. Também resiste bem às temperaturas baixas, até oito graus negativos.

Estragos e prejuízos

As folhas são os primeiros órgãos atingidos pelo black-rot, no início do desenvolvimento da Vinha, cerca de três semanas a um mês antes dos outros órgãos verdes. No entanto, estes ataques não provocam a queda das folhas, a não ser excepcionalmente e não causam prejuízos diretos. O black-rot é fundamentalmente, uma doença dos cachos e pode, em casos graves, levar à perda de toda a colheita.

Medidas preventivas e luta química

► Destruição das fontes de inóculo – Durante a poda, recolher e queimar varas, cachos secos, bagos afetados caídos no solo, gavinhas enroladas nos arames.

► Tratamento cuidadoso dos focos primários da doença – procurar as primeiras manchas nas folhas, recolher as folhas com manchas, se possível e tratar a zona afetada cuidadosamente. Os tratamentos anti-míldio também podem combater o black-rot, se forem usados fungicidas de ação simultânea contra as duas doenças.

Manter o alerta, nesta época de maior calor, para iminência dos incêndios, recomenda-se a limpeza das matas e também evitar o acumular de resíduos vegetais facilmente combustíveis (madeira e folhagem) na sua exploração agrícola, a fim de prevenir eventuais incêndios.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.