1 1 1 1 1

Festa da Alegria com palestra sobre plantas aromáticas 

arruda DICA
Arruda
hortela da india DICA  
Hortelã da Índia 

Amanhã, dia 3 de agosto, a Direção Regional de Agricultura promove uma palestra sobre plantas aromáticas, integrada no programa da Festa de Nossa Senhora da Alegria, em São Roque. A palestra realiza-se na sede do Clube Desportivo de São Roque, pelas 19 horas.

As plantas aromáticas, medicinais e condimentares, conhecidas por PAM, são essencialmente utilizadas como condimento na alimentação e para alívio de males físicos ou psicológicos.

Se na alimentação o importante é substituir o sal e realçar os sabores, quando usadas como medicamento há, por vezes, um efeito "placebo", assente em crenças enraizadas ao longo de gerações.

São, no entanto, conhecimentos importantes que a nossa Região tem fama de ter sabido preservar, mas que, infelizmente, se vão perdendo com as gerações mais velhas, pelo que importa divulgá-los junto dos mais novos.

 
calendula DICA
Calêndula 
macela de botao DICA  
Macela de botão 

No Montado da Esperança, a população de São Roque tem, a partir de agora, um jardim com uma seleção de cerca de 40 plantas aromáticas e medicinais, do qual poderá usufruir para os mais variados fins.

Estas plantas estão todas identificadas com uma etiqueta, onde consta o nome mais comum na Região, assim como o respetivo nome científico, que permite pesquisas com menor possibilidade de erro. Foram ainda criadas fichas com uma breve descrição das suas utilizações, disponíveis para consulta.

As plantas são provenientes do viveiro do Centro de Experimentação de Horticultura das Preces da Direção Regional de Agricultura, situado em Câmara de Lobos.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.