1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola: a informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos (ver quadro), constata-se uma melhoria gradual das condições do estado do tempo, com alguns chuviscos principalmente a norte, o que obriga a uma continuada observação às nossas culturas com intuito de detetar os primeiros sinais/sintomas de eventuais pragas/doenças e poder agir atempadamente.

A intensidade média do vento a fazer-se sentir duma forma moderada, não interferindo com a realização de operações culturais, nomeadamente a aplicação de produtos fitofarmacêuticos.

Relativamente às regas, há que regar de acordo com as necessidades hídricas das culturas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indiciam claramente essa realidade. A previsão do estado do tempo para os próximos dias, reserva-nos dias de alguma nebulosidade, alternando raramente com céu limpo e alguma precipitação principalmente a norte. Manter a monitorização, às suas culturas, como já atrás referido, nomeadamente aos seus pomares, vulneráveis às moscas das frutas.

mosca fruta mosca fruta 1
 Adulto de Ceratitis capitata (1.ª foto) e sinais claros da sua presença (2.ª foto)

Com as melhorias previsíveis das condições do estado do tempo, irá verificar-se um aumento na atividade da mosca da fruta (Ceratitis capitata), daí recomendarmos, dum modo geral, para todos os pomares vulneráveis à mesma, a colocação de garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva), e proceder à substituição periódica (15 em 15 dias) do atrativo nas garrafas mosqueira como uma medida complementar e não de substituição aos produtos fitofarmacêuticos autorizados. Em média colocar uma armadilha, por cada três árvores.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Nos casos da ginjeira e cerejeira, aos primeiros sinais da presença da mosca (Drosophila suzukii), para além das referidas armadilhas poderá haver um controlo químico complementar.

mosca cerejeira mosca cerejeira 1 
Sinais evidentes da presença da Drosophila suzukii (1.ª foto) e estado adulto (2.ª foto)

Existem 2 produtos homologados para a cerejeira (Karate Zeon e Epik SG) e um para a ginjeira (Epik SG). O Karate Zeon (lambda cialotrina) usado na concentração de 12,5ml/hl, máximo duas aplicações com intervalo de 14 dias. O Epik SG (acetamiprida), usar na concentração de 45g/hl, também máximo duas aplicações com intervalo de 14 dias. Observe-se estes dois produtos fitofarmacêuticos têm um Intervalo de Segurança de 14 dias. (Ver rótulo).

Não esquecer que na vinha deverão continuar os tratamentos contra o míldio e o oídio, como já foi recomendado no DICA n.º 219/2017 de 26/04/2017.

Convém lembrar que ao longo deste e do próximo mês estão a ser realizadas ações de sensibilização sobre a aplicação de produtos fitofarmacêuticos. Quem ainda não frequentou esta ação poderá fazê-lo, inscrevendo-se no site da secretaria (www.madeira.gov.pt/srap), ou aparecer nos locais onde vão ser ministradas essas ações, inscrevendo-se no momento. Obtenha informações junto dos serviços agrícolas da sua freguesia, juntas de freguesia ou casas do povo, sobre a calendarização destas ações.

Sabedoria popular

Sol de Maio e boa terra fazem melhor gado que o pastor mais afanado.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura (DATA)
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.