1 1 1 1 1

Palestra técnica da III Mostra da Poncha e do Mel com muita participação

palestra mosta poncha melA Casa do Povo da Serra de Água realizou, nos passados dias 28 e 29 de janeiro, a III mostra da Poncha e do Mel, tendo este evento sido organizado em parceria com várias instituições locais e regionais, entre as quais a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura (DRA).

Tratando-se de uma Mostra de Poncha e do Mel, a DRA promoveu uma palestra focada sobre a produção e comercialização do mel.

Tendo em conta que o sumo dos citrinos é ingrediente indispensável de uma poncha genuína, foi também abordada a produção destes frutos, referindo-se diversos aspetos relacionados com o seu cultivo, nomeadamente ao nível do conhecimento do pH e da composição em nutrientes do solo, a partir de uma análise laboratorial prévia do mesmo (que pode ser solicitada ao Laboratório de Qualidade Agrícola, na Camacha). Realçou-se a importância dessa informação para a mais correta adubação e correção do solo, já que a boa prática que se traduz na redução dos custos de produção, na melhoria quantitativa e qualitativa dos frutos, e numa mais adequada preservação do ambiente e da saúde pública.

 

Fez-se também referência às formas de combate às pragas e doenças nos citrinos (luta química e luta biológica), tendo os presentes sido informados que qualquer apoio necessário nesse sentido ou noutra área pode ser obtido através do Técnico da DRA que, uma vez por semana, se desloca à freguesia da Serra de Água.

Na palestra, foram ainda mencionados os apoios comunitários aos investimentos de pequena e grande dimensão em explorações agrícolas.

A sessão contou com a presença de 39 agricultores, e o período de debate foi muito participado, tendo sido levantadas questões relacionadas com a produção e comercialização de mel e com o apoio prestado aos apicultores por parte da Direção Regional de Agricultura.

Francisco Faria
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.