1 1 1 1 1

Direção Regional de Agricultura colabora com o Município de Câmara de Lobos no projeto "Cidadãos Bem Informados"

O município de Câmara de Lobos implementou em 2015 o programa Intervenção Social Participada (ISP), uma iniciativa pioneira na Região Autónoma da Madeira e que foi distinguida como projeto finalista, no âmbito dos prémios “Município do Ano 2015” pela Universidade do Minho.

Através deste programa, integrado no PDM Participativo, procurou-se estudar a realidade local, com base na elaboração de um diagnóstico social e com a colaboração de vários sectores da sociedade, de forma a elaborar e implementar um plano de ação, tendo por objetivo último a sustentabilidade das gerações futuras.

Pretendeu-se com o programa ISP promover o desenvolvimento social do concelho, identificando os grupos populacionais e as áreas de intervenção prioritárias, com vista à implementação de políticas e respostas sociais adequadas aos problemas identificados.

No âmbito das medidas previstas no Plano de Ação para a Coesão Social 2016/2017, elaborado pelo Grupo Dinamizador, constituído por representantes das áreas da Educação, Emprego, Saúde, Habitação, Segurança Social e da Autarquia, o município de Câmara de Lobos decidiu promover o Projeto Cidadãos Bem Informados, enquadrado nos seguintes eixos prioritários de intervenção: valorização do capital humano, proteção das comunidades e grupos socialmente mais vulneráveis e incremento da corresponsabilidade, cidadania e participação.

De outubro de 2016 a março de 2017, o Município oferece à comunidade em geral a oportunidade de participar em diversas sessões de esclarecimento que têm como principais objetivos, por um lado, a valorização e capacitação dos cidadãos para o exercício de uma cidadania informada e responsável e o reforço das competências pessoais, sociais e profissionais e, por outro lado, a aproximação entre os serviços públicos (como é o caso da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura) e os(as) cidadãos(ãs).

 

Estas sessões assumem um caráter multissetorial, pois abrangem diversas temáticas, com especial interesse para a comunidade, nomeadamente em áreas como o emprego, a saúde, a habitação, a formação profissional, a inteligência emocional, a emigração, a economia doméstica, a agricultura e a proteção civil, entre outras. Têm vindo a ser realizadas nas instalações da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos e do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, sendo garantido transporte aos munícipes das freguesias do Curral das Freiras, Jardim da Serra e Quinta Grande.

A concretização deste projeto apenas tem sido possível graças à disponibilidade, interesse e colaboração de diversos organismos e instituições de âmbito regional e concelhio e das Juntas de Freguesia.

Desde outubro de 2016 até à presente data já foram realizadas 21 sessões de esclarecimento e 1 workshop, onde participaram 619 pessoas, encontrando-se previstas, até início de março, 6 sessões de esclarecimento e 2 workshops. Ao todo, colaboraram neste projeto 12 entidades parceiras de âmbito regional ou local.

Assim, dessas sessões por realizar, nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro têm lugar duas sessões de esclarecimento intituladas “A agricultura nos nossos dias”, que serão ministradas pelo Eng.º Agrícola Joaquim Leça, técnico da Direção Regional de Agricultura, na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, às 10h00, e no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, às 15h00, respetivamente.

Município de Câmara de Lobos

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.