1 1 1 1 1 Pontuação 4.20 (5 Votos)

Madeira esteve presente nas Jornadas Técnicas das Fruteiras Tropicais na Macaronésia

Decorreram nos dias 28 e 29 de novembro de 2016, em Tenerife (arquipélago das Canárias), as “Jornadas Técnicas – Frutales tropicales en la Región de la Macaronesia”, contando com a participação das várias Regiões da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), que reúnem entre si caraterísticas agroambientais singulares e com uma grande diversidade de culturas tropicais e subtropicais, que constituem um património único ao nível do território da União Europeia.

Os trabalhos repartiram-se pelos dois dias, sendo que no primeiro dia foi explanada uma “radiografia” da Agricultura Tropical e Subtropical bem como da realidade ao nível da conservação dos recursos fitogenéticos nas Regiões participantes. No segundo dia, a temática incidiu sobretudo na sustentabilidade das explorações agrícolas e da diversificação da oferta ao nível das fruteiras tropicais e subtropicais.

teresa jornadas tecnicas canarias A Região Autónoma da Madeira, aceitou o convite do ICIA – Instituto Canário de Investigaciones Agrarias, entidade organizadora, e fez-se representar pela signatária (técnica superior da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas – Direção Regional de Agricultura), que na sua apresentação abordou a realidade regional das culturas da banana, anona, abacate, maracujá e tabaibo.

A par de cada cultura mencionada, foi explicado as caraterísticas gerais (produção média anual comercializada, área total cultivada, número de agricultores e variedades principais), amanhos e/ou técnicas culturais (compasso de plantação, podas, rega e fertilização), principais pragas e doenças, comercialização e consumo e perspetivas futuras, realçando os Planos Estratégicos que o Governo Regional da Madeira aprovou para a produção da Anona da Madeira, Maracujá e a aposta mais recente na cultura do tabaibo.

 

No decorrer dos trabalhos ficou patente que a procura de frutas tropicais segue em crescendo, tanto a nível do mercado local como de exportação. A produção local não é capaz de satisfazer toda a procura interna, nem a própria exportação, no que se refere a quantidades ou qualidade exigidas pelos consumidores.

No caso das Canárias, as cooperativas de comercialização de banana utilizam os mesmos canais de comercialização interna e externa para escoar outras produções agrícolas tropicais e subtropicais, com economias de escala, uma vez que recorrem às mesmas unidades de processamento e mesma mão-de-obra.

foto familia jornadas tecnicas canarias Esta jornadas vêm recuperar intercâmbios que existiam há alguns anos, sendo que o balanço final da participação é francamente positivo. Entendemos que é de todo o interesse a continuidade deste tipo de iniciativas, na medida em que nos permitiu inteirar da realidade das culturas tropicais e subtropicais em cada Região participante, das linhas de trabalho em execução e dos resultados das experimentações e investigações realizadas.

De igual modo, permite criar canais para intercâmbio com os técnicos e instituições congéneres das Regiões vizinhas, canais esses que nos permitirão uma maior e mais prolífica troca de ideias e de conhecimentos, por forma a enfrentarmos os desafios futuros da fruticultura subtropical e tropical, nomeadamente no que concerne às espécies, variedades e métodos de cultivo adequados, tendo em conta, nomeadamente, as alterações climatéricas com que nos deparamos.

Teresa Luz
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.