1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (4 Votos)

Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e ADENORMA celebram protocolo que visa o desenvolvimento do projeto “Semear Saúde, Colher Sorrisos”

No passado dia 3 de fevereiro, pelas 12:30 horas, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e a Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira – ADENORMA assinaram o protocolo com vista ao desenvolvimento do Projeto “Semear Saúde, Colher Sorrisos”.

protocolo adenorma1 O protocolo em referência visa o aprofundamento do projeto “Semear Saúde, Colher Sorrisos”, que a ADENORMA vem dinamizando desde 2014, em torno da promoção da produção e do consumo de germinados de sementes de várias espécies agrícolas, os quais proporcionam, qualitativa e/ou quantitativamente, excelentes caraterísticas quanto ao valor nutricional, à biodisponibilidade dos nutrientes (proteínas, fibras, vitaminas e minerais), à digestibilidade dos hidratos de carbono e proteínas e à riqueza em minerais (potássio, cálcio, magnésio, ferro, selénio e zinco) e em antioxidantes.

Este projeto da ADENORMA tem como principais objetivos a promoção de uma atividade económica sustentável (produção de plantas para a obtenção de sementes) para inativos disponíveis, sem direito a prestações sociais, da área central da sua intervenção, o concelho de São Vicente, numa primeira fase, e posteriormente em toda a Região Autónoma da Madeira, e, numa segunda vertente, tornar as crianças e os adolescentes os principais impulsionadores do consumo dos germinados, via promoção, produção e consumo generalizado nas cantinas das escolas e na casa de cada aluno (com germinador individual).

É de referir que no decurso do «Semear Saúde, Colher Sorrisos» e até ao presente, cerca de 1.300 crianças da rede escolar da Região já tiveram a oportunidade de conhecer os benefícios do consumo, participar em provas de degustação e de aprender a fazer os seus próprios germinados, recebendo um “Germinador Sorrisos”, com dois pacotes de sementes e um manual de instruções de como o ativar e manter.

A oportunidade da celebração deste protocolo resulta do facto da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas ter em implementação o Projeto INOVAGRO, o qual visa apoiar e desenvolver ações planificadas de criação de inovação na produção agrícola e agroalimentar da Região Autónoma da Madeira e proceder à sua promoção e transferência para a agricultura e ou a agroindústria.

 

Ora, uma das ações em curso do INOVAGRO, com a designação de «Evolução da Produção e Consumo de Germinados», tem precisamente por objetivos contemplar, entre outros aspetos, a seleção de novas culturas produtoras de semente, a execução de testes de germinação; a implementação de análises microbiológicas e do valor nutritivo, a diversificação de suportes/condições de germinação, a criação de painel tests, a avaliação dos custos de produção e de comercialização e a realização de ensaios de produção em escala agrícola.

protocolo adenorma2 Assim, o patente protocolo parte do reconhecimento de que o projeto «Semear Saúde, Colher Sorrisos» mantém um grande potencial de crescimento e que terá todas as vantagens em prosseguir em sinergia com a linha de desenvolvimento enquadrada pela ação específica que lhe é dirigida no âmbito do projeto INOVAGRO.

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e a ADENORMA, com a celebração deste Protocolo, vão continuar a promover o consumo de germinados a diferentes níveis (restauração hoteleira, distribuição agroalimentar e rede escolar), incluindo a produção de sementes em Modo de Produção Biológico para o efeito e, simultaneamente, desenvolver o know how entretanto adquirido.
No âmbito da assinatura do protocolo foi ainda apresentado um novo germinador, totalmente ecológico, constituído por um saco de linho e que mereceu a designação de “Germinador Canguru Sorrisos”, em alusão à bolsa marsupial dos cangurus fêmea, pois este suporte à germinação proporciona às sementes o que a mãe canguru assegura à cria: calor, humidade e proteção para um crescimento saudável.

O evento teve lugar no Auditório da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, no 5.º andar, do Edifício Golden Gate, no Funchal.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.