1 1 1 1 1

Direção Regional de Agricultura mais próxima dos operadores económicos

No passado dia 19 de janeiro, a Direção Regional de Agricultura, através da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária, na prossecução das suas atribuições e competências e tendo em vista a boa articulação com entidades privadas, levou a cabo uma sessão de esclarecimento, subordinada ao tema "Bem-estar nas Aves durante a Apanha, Transporte e Abate".

sessao de esclarecimento2 A referida ação de sensibilização foi promovida no matadouro da "Sodiprave – Sociedade de Distribuição de Produtos Avícolas, S.A", localizado no Santo da Serra, e foi levada a cabo pelo Chefe de Divisão de Proteção Veterinária e Pecuária, Dr. Pedro Delgado, Médico Veterinário e Mestre em Ciências do Consumo Alimentar.

Estiveram presentes 11 participantes, como colaboradores adstritos às funções de apanha e transporte de aves e outros envolvidos nas operações de abate, bem como do Departamento de Qualidade da empresa.

 

Foram abordados diversos temas relacionados com a apanha das aves, transporte dos animais, descarga, alojamento exterior, encaminhamento para a área de atordoamento, atordoamento, sangria e procedimentos operacionais padrão.

Durante a sessão de esclarecimento, foram, ainda, dadas algumas noções relativas à anatomia e fisiologia das aves, fatores de stress, dor, avaliação dos sinais de morte, temperatura, estado emocional, requisitos e formação dos colaboradores.

A sessão de esclarecimento foi muito participativa, tendo como objetivo principal sensibilizar os participantes para as questões relacionadas com o bem-estar animal, assunto que atualmente tem merecido uma preocupação da população em geral, bem como dos serviços oficiais.

 

Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.