1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

cebola1A cebola (Allium cepa) é uma planta da família das Liliáceas. As suas folhas têm disposição alternada, formando um pseudocaule a parte comercial é o bolbo que varia na forma, cor e tamanho.

A cultura da cebola é uma cultura com importância relevante na Madeira, nomeadamente na freguesia do Caniço, no concelho de Santa Cruz.

A época de cultivo da cebola depende das variedades utilizadas (precoce, meia estação e tardia) e do fotoperíodo (dias curtos e dias longos).

As variedades precoces mais utilizadas na região são o "Bujanico" e o "Peão", com origem no Caniço.

As épocas de sementeira são em setembro e outubro e a colheita em abril e maio e por terem um baixo poder de conservação destinam-se a consumo imediato.

As variedades mais utilizadas de meia estação são a "Camacha" e a "roxa da Madeira", com origem na Camacha. As datas de sementeira são de novembro e dezembro e a colheita em junho e julho.

As variedades do tarde mais utilizadas são a "Valenciana", a "Garrafal" e a "Setúbal". A época de sementeira decorre entre janeiro e fevereiro e a colheita em agosto e setembro. Estas são variedades com grande capacidade de conservação.

Desde a sementeira até à colheita são vários os amanhos culturais.

A sementeira é feita normalmente a lanço na exploração agrícola, podendo, no entanto, ser realizada em viveiro.

Após o emergir do cebolinho são realizadas as mondas manuais das infestantes, seguindo-se a transplantação para o terreno definitivo, onde também se procede a mondas manuais ou químicas das infestantes.cebola

A rega desta cultura deve ser feita por aspersão.

Quanto à adubação, devem ser realizadas por norma as análises ao solo, sendo que os valores médios da adubação de fundo são 24kg/1000m2 de azoto, 83kg/1000m2 de fósforo e 40kg/1000m2 de potássio. Na adubação de cobertura são aplicados os restantes 33 kg/1000m2 de azoto.

As quantidades referidas devem ser divididas preferencialmente em duas aplicações, duas e quatro semanas após a transplantação, acompanhadas de uma sacha.

A colheita é realizada após o bolbo estar formado e os valores de produção variam entre 3 a 5 kg/m2.

Após a colheita, e principalmente nas variedades de meia estação e tardias com maior capacidade de conservação, a cebola é deixada sobre o solo para "secar", ou seja, para perder água. Para que este processo seja mais rápido, a rama pode ser cortada.

As principais doenças que afectam esta cultura são o míldio, a estenfiliose, a ferrugem e a alternariose e as pragas a lagarta, os tripés e os afídeos.

Avelino Freitas



Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.