1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Alunos de Biologia da UMa visitam o Laboratório de Qualidade Agrícola

fig1
Figura 1
fig2
Figura 2

No dia 10 de janeiro de 2017, 14 alunos do 2.º ano do Curso de Biologia da Universidade da Madeira, acompanhados pelo coordenador da disciplina “Zoologia I”, o Professor Doutor José Jesus, efetuaram uma visita ao Laboratório de Qualidade Agrícola (LQA), nomeadamente aos Laboratórios de Entomologia e de Nematologia pertencentes à Divisão de Qualidade Agrícola (DQA).

Foi-lhes dado a conhecer, pelos respetivos técnicos superiores e assistentes técnicos, os procedimentos de cada laboratório, tendo a oportunidade de acompanhar as várias fases de trabalho, desde a entrada de amostras na DQA até o envio dos respetivos resultados ao cliente.

No Laboratório de Entomologia (figura 1) foram tidos em consideração a receção das amostras, o manuseamento e observação das mesmas e a triagem e respetivos métodos de preparação/conservação dos insetos de acordo com o(s) grupo(s) em questão.

Foram ainda abordadas as principais Ordens de insetos frequentemente observadas e os alunos tiveram oportunidade de conhecer a coleção entomológica do LQA, que conta com cerca de 30 000 exemplares de insetos colhidos na RAM, incluindo, entre outros, pragas e auxiliares associados a culturas agrícolas, ornamentais e florestais (figura 2).

 
fig3
Figura 3
fig4
Figura 4

No Laboratório de Nematologia, a abordagem foi um pouco diferente, dado se tratar de organismos microscópicos e porque a sua importância na agricultura passa despercebida à maior parte das pessoas. Assim, foi feita uma introdução aos nemátodes no geral e às espécies fitoparasitas em particular, salientando-se os impactos que podem significar para as culturas e algumas formas de os minimizar. Foram descritos os trâmites seguidos desde que a amostra é rececionada no laboratório e os visitantes assistiram aos procedimentos de extração de nemátodes de uma amostra de solo (figura 3). Posteriormente, tiveram oportunidade de observar à lupa binocular algumas espécies de nemátodes com grande importância para a agricultura e floresta, nomeadamente Meloidogyne sp. e Bursaphelenchus xylophilus (figura 4).


Divisão de Qualidade Agrícola
Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.