1 1 1 1 1 Pontuação 4.75 (4 Votos)

Formação profissional em produção de maracujá

maracuja Tendo em conta os objetivos traçados pelo Plano Estratégico para o Maracujá da Madeira, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas entendeu ser prioritário a criação de uma ação de formação profissional específica sectorial sobre a “Produção de Maracujá”.

Assim, foi aprovado pelo Secretário Regional de Agricultura e Pescas o Despacho n.º 402/2016 de 17 de outubro que regulamenta o programa da ação de formação profissional específica para este produto.

O objetivo geral desta ação passa por “habilitar os participantes com as técnicas agronómicas aplicáveis à produção de maracujá, de acordo com as exigências vigentes, considerando a melhoria e conservação dos solos, o uso eficiente dos recursos hídricos e energéticos, a segurança alimentar, a valorização das atividades tradicionais e o aumento da capacidade produtiva” lê-se no despacho.

No final desta ação, os formandos estarão habilitados a gerir, planear e coordenar as práticas agrícolas com uma eficiente racionalização dos fatores de produção, responsabilidade em relação à conservação do ambiente, segurança no trabalho e qualidade de produção.

A duração desta ação de formação é de 35 horas, considerando os temas a abordar e a necessidade de conhecer a cultura in loco e deverá decorrer em horário laboral, pós-laboral ou misto, tendo em conta o público-alvo a atingir. A formação teórica será ministrada em sala adequada e a formação prática em explorações agrícolas públicas ou privadas.

Com vista à homologação da ação de formação profissional específica sectorial, em “Produção de Maracujá”, as entidades interessadas devem submeter o pedido de homologação à Secretaria Regional de Agricultura e Pescas.

 

De seguida, e para maior elucidação dos possíveis interessados, descrevem-se alguns conteúdos da formação:

- História da cultura do maracujazeiro e sua presença na RAM;

- Introdução à Proteção Integrada, Produção Integrada e Modo de Produção Biológico;

- Referência à legislação relevante em vigor;

- Noções práticas de aplicação de produtos fitofarmacêuticos;

- Características botânicas e biologia do maracujazeiro;

- Exigências edafoclimáticas do maracujazeiro;

- Fundamentos a ter em conta para a instalação do maracujazeiro (seleção do local/seleção das cultivares/preparação do terreno/sistema de sustentação/sistema de rega);

- Controlo de pragas e doenças do maracujazeiro e do maracujá;

- Custos de produção do maracujá;

- O mercado do maracujá;

- Colheita, preparação comercial e transporte do maracujá;

- Conservação e transformação do maracujá;

- Os custos de comercialização do maracujá e;

- Simulação em campo das operações de plantação, sementeira, polinização, poda, e aplicação de um fator de produção no maracujazeiro.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.