1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Visitas técnicas de grupos ao Centro de Fruticultura Tropical e Subtropical

visita fruticultura 1 Em outubro e novembro do corrente ano, diversas entidades solicitaram uma visita ao Centro de Fruticultura Tropical e Subtropical (CFTS), nas Quebradas, em São Martinho, sob a tutela da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, com o intuito de conhecerem as espécies de fruteiras exóticas ali existentes, bem como de se inteirarem dos ensaios e técnicas agronómicas aplicadas, entre outros, no âmbito da propagação vegetativa, e do melhoramento genético.

Mais concretamente, naquele período, visitaram o CFTS:

- um grupo de agricultores holandeses;

- estudantes da Escola Eleutério de Aguiar, do Serviço Técnico de Formação Profissional, dos Cursos de Operador Agrícola e Operador de Jardinagem;

- um grupo de turistas de nacionalidade alemã (30 pessoas);

- estudantes franceses, da área agrícola, integrados no Programa Erasmus (Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira - CELF).

Saciada a curiosidade, mais ou menos técnica, dos participantes, no final do percurso da visita, todos tiveram a oportunidade de provarem algumas frutas e os respetivos sumos naturais.

 

visita fruticultura 2 Ao CFTS também se deslocaram vários agricultores madeirenses, estes mais com o objetivo de se informarem e verificar in loco das potencialidades das diferentes espécies frutícolas tropicais e subtropicais, para decidirem a melhor escolha em investimentos que pretendem realizar na área.

Este maior interesse ficou a dever-se ao facto de estar em pleno curso o PRODERAM2020, que apoia financeiramente estas iniciativas, como a um melhor conhecimento dos diversos planos estratégicos entretanto definidos para algumas destas culturas.

É de salientar que o CFTS é, a nível nacional, o único polo de conhecimento na área da Fruticultura Tropical e Subtropical, tendo sido considerado como de referência por Professores do Instituto Superior de Agronomia.

Por último, é de referir que para 2017 já estão agendados muitos pedidos de visita ao CFTS.

Isabel Freitas
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.