1 1 1 1 1

semanabio5Considerando que o modelo de agricultura em uso desde a década de 50, fundamentado num sistema dependente do elevado uso de fatores de produção sintéticos, onde a monocultura se justificava como a melhor maneira de alcançar o máximo de eficiência do processo produtivo, encontra atualmente dificuldades em se autojustificar como importante contribuinte no crescimento económico (Soto,G.2003), dadas as imposições de retirada do mercado de substâncias ativas utilizadas no controlo de pragas, no aumento de custo dos fatores de produção sintéticos e consequente aumento de preço dos alimentos.

Por outro lado, existindo terra fértil disponível e de mão-de-obra desempregada de outras atividades, encontramos na agricultura biológica uma estratégia de desenvolvimento que trata de mudar alguma das limitações encontradas no anterior processo de produção.

Assim, ao se procurar, quer através das pequenas hortas quer através de maiores áreas de policultura que instintivamente começam a evitar a aquisição de fatores de produção, vamos de encontro ao melhor aproveitamento de todos os recursos disponíveis.

semanabio7A agricultura biológica procura a não dependência de um só produto mas sim promover a melhor distribuição dos recursos dentro da cadeia agroalimentar, permitindo, na medida do possível, que os produtores estabeleçam sistemas diretos de comercialização.

É neste sentido que a Direção de Serviços de Agricultura e Pecuária Biológica, para além do lógico incentivo a este sistema de produção, começou a procurar o desenvolvimento, testagem e/ou adaptação de formas mais eficazes de aproveitamento de recursos, como a substituição de turfa comercial por substratos para germinação obtidos da decomposição de restos vegetais pelas minhocas, pelo incentivo de aumento de populações de parasitoides através da sua captura, multiplicação e dispersão em determinadas áreas, ou ainda através da utilização de substratos vegetais visando a repelência de pragas.

Desta forma passam os produtores e todos aqueles que procuram produzir de forma sustentada a dispor de mais informação e conhecimento sobre o aproveitamento de recursos locais e novas soluções sustentáveis na agricultura, fruto da investigação e de experimentação nesta área

Luís Dantas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.