1 1 1 1 1

semanabiologica12Perante os desafios actuais que se colocam à agricultura, que resultam da pressão sobre os recursos naturais e das alterações climáticas, torna-se cada vez mais importante a adoção de modelos de produção que sejam menos dependentes de fatores externos e dêem preferência aos recursos locais renováveis, de modo a garantir maior eficiência e sustentabilidade, a par da rentabilidade económica.

Neste âmbito, o Governo da Região Autónoma da Madeira, através da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais (SRA), tem vindo a intensificar o apoio ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária biológica, as quais se integram perfeitamente numa estratégia de desenvolvimento sustentável baseada na ligação entre o Turismo, a Cultura, o Ambiente, a Agricultura e a vida saudável.

Deste modo, a RAM registou um aumento significativo da área de produção biológica, tendo hoje mais de 250 ha cultivados. Contudo, face ao aumento da procura, é necessário continuar a estimular o aumento da produção.

Nesse sentido, a SRA propôs ao setor o desafio de duplicar a área de produção até 2015, de modo atingir os 500 ha.

Este desafio simboliza, de forma muito clara, a vontade política do Governo Regional de continuar a dar passos fortes e decididos para o crescimento da agricultura biológica, que por sua vez contribui decisivamente para o desenvolvimento sustentável da Madeira.

Bernardo Melvill Araújo

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.