1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

«Uma Horta de Cores» já tem edição impressa

horta cores 1  
  horta cores 2

Concretizando o contrato-programa celebrado em maio passado entre a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e a Associação Regional de Educação Artística, no dia 21 de outubro, no auditório da EB1/PE da Nazaré, decorreu a cerimónia oficial de lançamento em livro e CD da obra «Uma horta de cores», resultado do 15.º Concurso Regional de Expressão Plástica, integrado no Ano Internacional da Agricultura Familiar, celebrado em 2014.

A história original de «Uma horta de cores», da autoria do Dr. Francisco Fernandes, serviu de mote para que as crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo da RAM ilustrassem a Agricultura Familiar, incentivando quer a expressão plástica individual, quer o interesse pela importância das atitudes sustentáveis ao nível desta característica dominante da agricultura regional.

As 28 ilustrações que constam da presente edição impressa foram selecionadas entre as mais de 800 recebidas às várias categorias do concurso.

Na apresentação do livro, para além do seu escritor, esteve presente a nutricionista Alison Karina, que abordou a temática da alimentação saudável e dos “vilões” da alimentação.

No final do evento, os alunos da EB1/PE da Nazaré interpretaram a canção “Um prato cheio de cores”, com letra do referido autor e música de Margarida Santos e Catarina Santos.

 

horta cores 3 A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, decidiu apoiar a Associação Regional de Educação Artística na edição em formato papel de «Uma horta de cores», com os objetivos de divulgá-la a um maior número de crianças, contribuir para a divulgação da importância da Agricultura Familiar, proporcionar uma formação mais abrangente ao nível do desenvolvimento sustentável e favorecer a criação de ferramentas pedagógicas de apoio à dinamização de atividades relacionadas com o mundo rural, como ainda promover a aproximação das camadas mais jovens das zonas urbanas aos espaços rurais.

O livro «Uma horta de cores», também disponível online em formato digital (Flash para visionamento no PC) e em PDF (para download), será agora distribuído gratuitamente a todas as escolas, públicas e privadas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo para constar nas respetivas bibliotecas.

Paulo Santos
Diretor Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.