1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteo (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo as previsões para a próxima semana, haverá continuação de bom tempo e temperaturas amenas, a partir do fim-de-semana teremos um aumento de nebulosidade por vezes acompanhado de aguaceiros que serão mais frequentes nos primeiros dias da próxima semana. Prevê-se um ligeiro abaixamento das temperaturas a partir da próxima terça-feira. Manter a frequência das regas de acordo com as necessidades das culturas. Ver no quadro os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP) que indiciam claramente a necessidade das regas.

Segundo estas previsões, ainda continuaremos a ter condições que permitem o desenvolvimento de atividades na exploração agrícola, nomeadamente, práticas culturais (eliminação de focos de pragas, substituição periódica do atrativo nas garrafas mosqueiras, recolha e destruição de frutos caídos no solo, etc…) que permitam diminuir as populações das principais pragas e evitar a aplicação sistemática de produtos fitofarmacêuticos.

TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS

Na aquisição dos produtos fitofarmacêuticos deve informar-se claramente das finalidades dos mesmos, assim como quais as culturas para o qual está homologado, ou seja, para as quais está autorizada a sua aplicação. Não esquecer, que é uma obrigação, registar no caderno de campo, as utilizações dos produtos fitofarmacêuticos.

Respeite o Intervalo de Segurança (IS) que é o número de dias que decorre entre a aplicação e a colheita. Consulte sempre o rótulo do produto fitofarmacêutico.

Sempre que possível deverá alternar o uso dos produtos fitofarmacêuticos, por outros com a mesma finalidade, por forma a não permitir condições para o aparecimento de resistências.

Deveremos continuar com as observações às culturas por forma a detetar precocemente quaisquer sinais ou sintomas de pragas/doenças, como tem sido recomendado nas semanas anteriores.

- Frutícolas

Com as boas condições do estado do tempo na costa sul, verificou-se um aumento na atividade da mosca da fruta (Ceratitis capitata), daí recomendarmos, dum modo geral, para todos os pomares vulneráveis à mesma, a colocação de garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva), e proceder à substituição periódica (15 em 15 dias) do atrativo nessas garrafas, como uma medida complementar e não de substituição aos produtos fitofarmacêuticos autorizados. Em média colocar uma armadilha, por cada três árvores.

- Citrinos

Mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata)

As variedades de citrinos com os frutos a iniciar a mudança de cor estão na fase mais suscetível ao ataque da mosca da fruta. Assim, nestas variedades, aconselha-se a realização de um tratamento fitossanitário. Encontram-se homologadas as seguintes substâncias ativas:

azadiractina (IS-3 dias), deltametrina (IS-30 dias), fosmete (IS-28 dias não efetuando mais de uma aplicação), hidrolisado de proteínas (atrativo alimentar), lambda-cialotrina (IS-7 dias), lufenurão (24 iscos/ha), spinosade (IS-3 dias).

Nota: Contribui para baixar as populações desta praga, a utilização de armadilhas de captura em massa antes do aparecimento das primeiras picadas, como referido anteriormente. Deve também ser retirada toda a fruta que se encontrar caída no chão, tal como tratar os hospedeiros alternativos para evitar que se convertam em focos de multiplicação da praga.

Psila Africana dos Citrinos (Trioza erytreae)

É uma praga de quarentena. É típica a formação de empolamentos na página superior das folhas, com as correspondentes concavidades na página inferior. Este inseto é vetor da bactéria causadora da doença Citrus Greening. Na presença de sintomas suspeitos contacte a Direção Regional de Agricultura.

- Anoneiras

Monitorizar as anoneiras na tentativa de detetar a presença da cochonilha algodão e caso se verifique a sua presença poderá aplicar o Imidan 50 WP (fosmete) numa concentração de 60g/hl.

- Abacateiro

Conveniente nesta altura do ano estar atento também, à atividade do percevejo do abacateiro – Pseudacysta perseae, para aos primeiros sinais da sua presença atuarmos de imediato com aplicação de Confidor O-TeQ (imidaclopride) numa concentração de 50ml/hl.

 

previsoes meteo (NOTA)

Neste momento, as condições climáticas e fenológicas do abacateiro são favoráveis ao ataque do aranhiço branco ou cristalino do abacateiro - Oligonychus perseae nas folhas. O ataque provoca a queda prematura das folhas, comprometendo a futura produção e expondo tanto os frutos como os ramos, a queimaduras pelo sol.

Assim, recomenda-se pulverizar os mesmos, molhando toda a copa, preferencialmente as páginas inferiores das folhas, devendo utilizar-se para tal:
O Vertimec 018 EC, numa concentração: 150ml/hl no máximo de 2 aplicações: 1.º tratamento - ao aparecimento dos primeiros sintomas e 2.º tratamento - três semanas depois, 14 dias será o intervalo de Segurança (período que deverá decorrer obrigatoriamente entre a aplicação e a colheita).

Observação: dever-se-á regar as plantas um dia antes da aplicação do produto.

- Vinha

- Desfolhar com cuidado se a maturação das uvas estiver atrasada. Marcar, antes da colheita, as melhores cepas para o fornecimento dos garfos para as enxertias.

- A flavescência dourada da vinha é provocada por um fitoplasma, sendo este organismo disseminado pelo cicadelídeo vector Scaphoideus titanus Ball, designado por CIGARRINHA DA FLAVESCÊNCIA DOURADA. (Ver mais indicações, nomeadamente tratamentos fitossanitários, na edição n.º 187 deste Boletim Informativo).

- Hortícolas

Lagarta da Couve (Pyeris brassicæ)

Recomenda-se a vigilância das plantações e à observação das primeiras posturas ou de lagartas pequenas, a aplicação de um inseticida à base de Bacillus thuringiensis (TUREX, SEQURA, BELTHIRUL, PRESA), ou de azadiractina (ALIGN, FORTUNE AZA), sobretudo em hortas familiares ou para colheita imediata, já que estes são produtos biológicos, não tóxicos para o homem, abelhas, peixes e animais domésticos. Outros produtos fitofarmacêuticos homologados para as lagartas da couve: ciflutrina (CIFLUMAX); cipermetrina (CYTHRIN 10 EC); deltametrina (DECIS, DECIS EXPERT, DELTAPLAN, DECA, DECIS JARDIM (não profissional); diflubenzurão (DIMILIN WP 25); emamectina-benzoato (AFFIRM); indoxacarbe (STEWARD); lambda-cialotrina (KARATE ZEON, NINJA ZEON, KARATE+, JUDO, ATLAS, KARATE ZEON 1.5 CS).

Traça do Tomateiro (Tuta absoluta)

À medida que terminar a colheita, não deixe ficar no campo ou nas estufas as plantas já em declínio, pois são local de sobrevivência e hibernação da traça e futuro foco de dispersão da praga. Arranque e queime todos os restos de cultura, sobretudo se esta tiver sido afetada pela traça.

OPERAÇÕES CULTURAIS

Continuar a preparação das terras para as sementeiras e plantações de Outono-lnverno, procedendo à correção da reação do solo e à incorporação de composto.
Na sucessão das culturas hortícolas (rotação), técnica cultural muito utilizada na Região, é de todo conveniente alternar com uma leguminosa, para que haja um equilíbrio de azoto no solo, retardando ao máximo o esgotamento do solo neste nutriente.

Recomenda-se a limpeza das matas e evitar acumulação de resíduos vegetais facilmente combustíveis (madeira e folhagem), a fim de se evitarem eventuais incêndios.

Um sistema de mobilização mínima garante as condições para um bom crescimento das culturas, com um número mínimo de passagens sobre o terreno e, ao mesmo tempo, a proteção do solo contra a erosão.

Quanto maior o risco de erosão do solo mais restritivo deve ser o sistema de mobilização. A utilização da charrua ou de alfaias rotativas deve ser muito bem ponderada, uma vez que conduzem a um maior risco de perda de solo por erosão.

 

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 291 214 310

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.