1 1 1 1 1 Pontuação 2.50 (4 Votos)

A gomose do colo é uma doença provocada pelo fungo Phytophthora citrophthora e que ataca as raízes e a zona do colo das árvores, o tronco, ramos e frutos ou a zona imediatamente a seguir à linha de enxertia.

Manifesta-se no colo e no tronco através de uma coloração escura com rebentamento da casca, que tende a levantar e a secar progressivamente, surgido posteriormente uma goma. Na maioria dos casos a descasca ocorre apenas num lado do troco, podendo contudo aparecer na sua totalidade (Fig. 1).
Trata-se de uma doença que surge sobretudo em terrenos húmidos, mal drenados e/ou devido a regas excessivas. Plantações fundas e caldeiras mal feitas, também contribuem para o aparecimento desta doença.

Prevenção

Como medidas preventivas podemos indicar as seguintes:

• Utilizar porta-enxertos resistentes, com a zona de enxertia superior a 30 cm do solo;
• Manter a zona do colo da árvore limpa de infestantes através da cobertura do solo com materiais secos, como por exemplo o bagaço de cana-de-açúcar, ou ainda com pedras existentes na exploração (Fig. 2);
• Evitar o contacto da água de rega com o colo da árvore através da criação de dupla caldeira;
• No Outono/Inverno, época de aparecimento da doença, efetuar observações semanais;
• Proteger as feridas da poda com um produto isolante.

Tratamento

Com o aparecimento dos primeiros sintomas deve-se limpar todos os tecidos doentes até à parte sã, aplicando posteriormente uma pasta de calda bordalesa a 10%.

gomose1 gomose2
Fig. 1 - Tronco de limoeiro com ataque de gomose (freguesia da Ilha, 2007) Fig. 2 - Tronco de Limoeiro protegido com pedras (freguesia da Ilha, 2007)

Alcino Silva

Comentários  

# Antonio Abreu 26-07-2015 14:25
tenho problemas em limoeiros
Responder | Responder com citação | Citar
# Direção Regional de Agricultura 15-09-2015 14:53
Boa tarde.

Aconselha-se que entre em contacto com a Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola, através do telefone 291 211 260 ou do correio electrónico , de modo a expor os problemas em questão.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura.
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.