1 1 1 1 1


cartazfestaflorA Festa da Flor iniciou-se há 58 anos no Funchal, por iniciativa do Ateneu Comercial do Funchal, denominando-se na altura "Festa da Rosa", através da qual os expositores eram convidados a participar na mesma com flores cortadas de rosa para concurso, o qual decorria nas instalações do próprio Ateneu, na Rua dos Ferreiros.

O júri era constituído por elementos experientes na área da floricultura, e aos expositores premiados, eram atribuídos valiosos prémios geralmente patrocinados pelas empresas ligadas àquela Associação.

Com o decorrer dos anos e o aparecimento de novos interesses, a entidade responsável pelo evento permitiu o alargamento do concurso a novas espécies florícolas, passando então a denominar-se "Festa da Flor", o que motivou a adesão de novos floricultores e o enriquecimento gradual da exposição, que passou a contar de ano para ano com um maior número de espécies e de exemplares postos a concurso, incluindo hastes cortadas, plantas vivas e ainda arranjos florais de todo o tipo.

Em 2004, resolveu a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, em conjunto com a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, assumir a responsabilidade pela realização da tradicional Exposição e Concurso, os quais passaram a ter lugar numa grande tenda instalada para o efeito no Largo da Restauração.

Para além do efeito visual dos exemplares cultivados na Região e patentes na exposição, toda a decoração envolvente tem sido habitualmente trabalhada com uma hábil conjugação de espécies de coloridos muito diversos, arranjos com fundos verdes, peças decorativas, quedas de água, iluminação dirigida e som ambiente, de modo a atrair os milhares de visitantes que acorrem durante uma semana àquele local para admirar a beleza conseguida naquele espaço!

A popularidade que a Festa da Flor foi ganhando ao longo dos anos fez surgir por parte das entidades oficiais novos eventos como o Muro da Esperança, a Exposição de Tapetes coloridos na Avenida Arriaga, o Cortejo da Flor, as barracas com venda de flores e plantas em frente à tenda da exposição, etc., que muito têm contribuído para criar pólos de atractividade para o Turismo e para a população residente.

Este ano, a Exposição e Concurso de Produção Florícola Regional integrados na Festa da Flor, decorrerão entre os dias 9 e 15 de Maio.

Qualquer floricultor ou particular pode expor ou concorrer com os seus exemplares, bastando para tal respeitar as condições e os horários patentes no Regulamento do Concurso publicitado anualmente para o efeito, havendo espécies que deverão dar rigorosamente entrada na 3.ª Feira, dia 7 de Maio (entre as 10h00 e as 20h00) e espécies que deverão dar entrada na 4.ª Feira, 8 de Maio (entre as 10h00 e as 14h00).

A inauguração pelas entidades oficiais será realizada no dia 9 de Maio, pelas 18h00, seguindo-se a abertura ao público e a entrega dos prémios referentes ao Concurso de Produção Florícola Regional de 2012.

Margarida Costa Neves

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.