1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

A Declaração de Existências de Suínos

declaracao suinos pastoreio  
 Suínos em pastoreio
  declaracao suinos chiqueiro
 Suínos em chiqueiro

A Declaração de Existências de Suínos é um procedimento obrigatório para todos os produtores que tenham suínos na sua exploração ou na sua casa e que produzam os animais para venda a terceiros ou para consumo do próprio.

Nesta espécie animal a declaração é feita quadrimestralmente, ou seja, durante um ano o produtor terá de declarar de 4 em 4 meses o número de animais que detém no dia 1 daquele mês, em função das classes e das raças. Assim, em cada mês de abril, agosto e dezembro todos os detentores de explorações de suínos são obrigados a declarar os respetivos efetivos.

Assim sendo, durante o mês de agosto encontra-se a decorrer mais um período obrigatório de Declaração de Existências de Suínos (DES).

 
declaracao suinos exploracoes industriais  
 Suínos em exploração agrícola

A Declaração das Existências de Suínos é considerada uma medida sanitária e é um instrumento de trabalho englobado nos Planos de Controlo de Doenças dos suínos tendo como principal objetivo identificar os locais onde existem animais, de modo a que possam ser tomadas as medidas sanitárias e de controlo necessárias, em caso de ocorrência de um surto de qualquer doença. Atendendo ao grau de importância desta declaração, o seu não cumprimento acarreta penalizações várias.

A Declaração de Existências de Suínos, pode ser efectuada diretamente pelo produtor na Área Reservada do Portal do IFAP em “O Meu processo” (www.ifap.pt), ou na Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária, sita à Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, n.º 23 – 2.º, Funchal.

Para mais esclarecimentos, poderá contactar a referida Direção de Serviços, na morada supramencionada ou pelo telefone 291201790.
Poderá ainda consultar a página web da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, onde encontrará informação adicional.

Susana Cardadeiro
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.