1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Está previsto para a próxima semana a continuação de bom tempo, com dias de céu limpo em toda a costa sul, aguaceiros a acontecer serão de forma muito esporádica e apenas no norte da ilha, assim como alguma nebulosidade. A frequência das regas terá necessariamente que ser maior em toda a ilha, de acordo com as necessidades das culturas.

Segundo estas previsões, teremos condições do estado do tempo boas em toda a região, o que permite o desenvolvimento de atividades na exploração agrícola, nomeadamente, práticas culturais (monda de frutos, eliminação de focos de pragas, substituição periódica do atrativo nas garrafas mosqueira, recolha e destruição de frutos caídos no solo, etc…) que permitam diminuir as populações das principais pragas e evitar a aplicação sistemática de produtos fitofarmacêuticos.

TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS

Na aquisição dos produtos fitofarmacêuticos deve informar-se claramente das finalidades dos mesmos, assim como, quais as culturas para o qual está homologado, ou seja, para as quais está autorizada a sua aplicação. Não esquecer, até porque é uma obrigação, de registar no caderno de campo, as utilizações dos produtos fitofarmacêuticos.

De igual modo, respeite o Intervalo de Segurança (IS), que é o número de dias que decorre entre a aplicação e a colheita. Consulte sempre o rótulo do produto fitofarmacêutico.

Sempre que possível, deverá alternar o uso dos produtos fitofarmacêuticos, por outros com a mesma finalidade, por forma a não permitir condições para o aparecimento de resistências.

Estas condições climáticas são particularmente favoráveis ao aparecimento de pragas, pelo que dever-se-á continuar a observar as culturas, por forma a detetar precocemente quaisquer sinais ou sintomas de pragas ou doenças, como tem sido recomendado nas semanas anteriores.

- Frutícolas

Com as boas condições do estado do tempo na costa sul, irá verificar-se um aumento na atividade da mosca da fruta (Ceratitis capitata), daí recomendar-se, de um modo geral para todos os pomares vulneráveis à mesma, a colocação de garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva) e proceder à sua substituição periódica (de 15 em 15 dias) do atrativo nas garrafas mosqueira como medida complementar aos produtos fitofarmacêuticos autorizados para o efeito. Em média colocar uma armadilha, por cada três árvores.

- Bananeiras

Foi concedida a extensão de autorização de utilização em usos menores ao produto fitofarmacêutico Spintor (Spinosade)/DOW para aplicação em bananeira no combate ao thrips (thrips exilicomis e hercinothrips bicinctus) e deve tratar logo ao aparecimento da praga, pulverizando o cacho desenvolvido (no máximo de dois tratamentos separados por 14 dias, numa concentração de 0,02l/hl).

-Pomoides e prunoideas

Prosseguir com os tratamentos preventivos e curativos contra o pedrado das macieiras e das pereiras e ainda da lepra dos pessegueiros. O risco de aparecimento de infeções secundárias mantém-se elevado. Recomenda-se a proteção com um produto de contacto nos pomares onde existam manchas de pedrado. No Modo de Produção Biológico, podem ser utilizados fungicidas antipedrado à base de cobre e de enxofre.

Face às elevadas temperaturas registadas, recomenda-se a vigilância dos pomares para a prospeção do aranhiço vermelho. Observe 100 folhas do terço médio do ramo (2 folhas x 50 plantas) e, se registar 50 a 75% de folhas ocupadas com formas móveis deste ácaro, deve realizar um tratamento com um acaricida homologado.

- Anoneiras

Monitorizar as anoneiras na tentativa de detetar a presença da cochonilha algodão e, caso se verifique a sua presença, poderá aplicar o Imidan 50 WP (fosmete) numa concentração de 60g/hl.

- Abacateiro

É conveniente nesta altura do ano estar atento também à atividade do percevejo do abacateiro – Pseudacysta perseae, para aos primeiros sinais da sua presença atuar-se de imediato com a aplicação de Confidor O-TeQ (imidaclopride) numa concentração de 50ml/hl.

Neste momento, as condições climáticas e fenológicas do abacateiro são favoráveis ao ataque do aranhiço branco ou cristalino do abacateiro - Oligonychus perseae - nas folhas. O ataque provoca a queda prematura das folhas, comprometendo a futura produção e expondo tanto os frutos como os ramos, a queimaduras pelo sol.

Assim, recomenda-se pulverizar os mesmos, molhando toda a copa, preferencialmente as páginas inferiores das folhas, devendo utilizar-se para tal o Vertimec 018 EC, numa concentração de 150ml/hl, em 2 aplicações, no máximo:

1.º tratamento - ao aparecimento dos primeiros sintomas;
2.º tratamento - três semanas depois.

O Intervalo de Segurança é de 14 dias e dever-se-á regar as plantas um dia antes da aplicação do produto.

 

 

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

- Citrinos

As Cochonilhas-negra, Cochonilhas-vírgula, Cochonilhas-algodão, etc. são pragas frequentes em pomares de citrinos que causam prejuízos diretos ao sugarem a seiva das plantas e indiretos pela melada que excretam e a fumagina que aí se desenvolve. A excreção de meladas pelas cochonilhas atrai formigas, contudo, estas vão só em busca de alimento e não prejudicam as árvores. Cuidados culturais como podas, adubações, regas equilibradas, aplicação de métodos de luta que protejam os insetos auxiliares (ex.: joaninhas) diminuem o risco de desenvolvimento de grandes populações de cochonilhas nos citrinos. O tratamento com Óleo de Verão é eficaz, devendo apenas ser realizado se os frutos tiverem o tamanho superior ao de uma noz. Na véspera do tratamento deve fazer uma rega abundante e a sua aplicação deve ser feita fora das horas de maior calor.

- Vinha

A vinha encontra-se numa fase de desenvolvimento particularmente sensível ao oídio, e o tempo tem decorrido favorável ao seu desenvolvimento. Aconselha-se, por isso, a manter a vinha protegida contra esta doença até ao fecho do cacho, utilizando um produto penetrante. Se, em alternativa, e caso o estado do tempo o permita, pode utilizar enxofre em pó mas procure não fazer este tratamento com temperaturas elevadas – acima dos 32º C - e a planta molhada, para evitar riscos de fitotoxidade (queima). Em qualquer caso, procure orientar a vegetação e fazer uma cuidada desfolha, de maneira a permitir um bom arejamento da planta e facilitar a penetração do produto utilizado.

Respeite cuidadosamente o período de persistência de ação dos fungicidas utilizados. Nas vinhas em que surjam sintomas ou com historial da doença, a proteção deve ser mantida até ao Pintor. Nos casos de ataques intensos da doença, os tratamentos deverão ser efetuados com enxofre, como já referido, ou meptildinocape.

Apenas se recomenda a renovação do tratamento contra o míldio nas vinhas que ainda não atingiram o “fecho do cacho” (cacho compacto) ou naquelas em que os sintomas da doença têm persistido, devido à sucessão de infecções secundárias.
Relembramos a importância da correcta orientação da vegetação, no sentido de favorecer o arejamento na zona dos cachos e a boa penetração do tratamento fungicida.

No Modo de Produção Biológico podem ser utilizados fungicidas antimíldio à base de cobre e antioídio à base de enxofre e de hidrogenocarbonato de potássio (ARMICARB).

- Hortícolas

Os feijões, favas e ervilhas devem ser bem secos ao sol, de modo a poderem ser conservados. Estas leguminosas só devem ser colhidas quando a vagem estiver totalmente seca, de forma a garantir uma boa semente.

Para as hortofrutícolas mais comuns nesta época (morango, tomate, alface, pepino, abobrinha, feijão, milho, etc. há condições favoráveis ao aparecimento e proliferação de pragas como aranhiços, trips e afídios. Os agricultores deverão monitorizar com frequência o aparecimento destas pragas e, quando atingido o nível económico de ataque, realizar os tratamentos, utilizando os produtos fitofarmacêuticos menos tóxicos e respeitando as condições de utilização referidas no rótulo. Deverão ter sempre em atenção o respeito pelo intervalo de segurança, como já referido.

Após desenterrada, a batata deve secar, mas não pode permanecer muito tempo ao sol até ser recolhida e nunca as cobrir com a rama das batateiras. Armazene imediatamente após a colheita, escolha um local fresco, arejado e escuro. Aplique PODRINA (pó polvilhável com 0,1% de deltametrina – 750g/ton batata) de forma homogénea em cada camada de batata, utilizando um polvilhador de fole para que a corrente de ar gerada permita essa distribuição homogénea. Finalmente, coloque uma cobertura permeável sobre a batata tratada (papel ou cartão).

OPERAÇÕES CULTURAIS

Na sucessão das culturas hortícolas (rotação), técnica cultural muito utilizada na Região, é de todo conveniente alternar com uma leguminosa, para que haja um equilíbrio de azoto no solo, retardando ao máximo o esgotamento do solo neste nutriente.

Recomenda-se a limpeza das matas e evitar acumulação de resíduos vegetais facilmente combustíveis (madeira e folhagem), a fim de se evitarem eventuais incêndios.

Não se esqueça e tire o máximo partido das matérias fertilizantes produzidas na sua exploração, particularmente estrumes, chorumes e outros, constituindo os adubos minerais apenas o complemento necessário ao défice de nutrientes eventualmente existente.

Através de atitudes sustentáveis melhora-se a economia da família, reduzindo os custos de produção e melhorando a qualidade dos produtos.

E alguma sabedoria popular:

• Por todo o mês de julho o celeiro atulho
• Em julho, reina o gorgulho
• Em julho eu o ceifo e o debulho
• Julho, o verde e o maduro
• Pelo São Tiago pinta o bago e cada pinga vale um cruzado
• Por muito que queira julho ser, pouco há de chover

 

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 291 214 310

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.