1 1 1 1 1

cartazlimNos dias 4 e 5 de maio, a freguesia da Ilha, município de Santana, acolhe mais uma edição da Exposição Regional do Limão. O certame homenageia os agricultores e as suas produções, numa localidade onde o limão é "rei". Num ambiente de partilha de conhecimentos e de festa, promove-se mais uma atividade que dinamiza a economia regional e eleva os obreiros das paisagens agrícolas madeirenses e de produtos agrícolas de qualidade, que são os agricultores.

Para além de toda a componente de animação e de festa, o certame terá um expositor com o limão de todos os agricultores que participam neste certame, bem como stands de degustação de iguarias e de derivados do limão, venda de produtos agrícolas, e ainda uma componente de informação agrícola e técnica.

expreglim2A organização da XIIª edição reserva um programa eclético, com o intuito de proporcionar aos visitantes um conjunto de atividades direcionadas para todas as idades. Este certame tem demonstrado ser uma plataforma de debate/reflexão sobre temáticas de âmbito agrícola, com importantes conclusões e ideias para o setor. Este ano, o tema em debate será "Pensar Global, Agir Local: da produção à promoção do Limão", ficando a cargo do Eng. Paulo Santos, diretor de serviços do Comércio Agroalimentar e da Eng. Aurélia Sena, engenheira agrónoma.

Para o sábado, dia 4 de maio, está previsto um Concurso de Dança, reunindo jovens de toda a Região, o que valoriza o trabalho desenvolvido nas Casas do Povo e Associações, na área da Dança, e que evidencia a qualidade e a dedicação dos jovens na ocupação dos tempos livres.

Do programa, de destacar ainda a intervenção de Sua Excelência o Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, pelas 14h de domingo, seguida da entrega de prémios aos agricultores inscritos.

expreglim4A Festa do Despique é outro dos momentos altos do programa em que subirão ao palco repentistas de toda a Região, que elevam e valorizam a música por intuição e o canto por improviso.

Este evento conta com o apoio técnico e financeiro do Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, dos apoios comunitários através da ADRAMA/PRODERAM, do Município de Santana e das forças vivas da freguesia da Ilha.

A Casa do Povo da Ilha convida todos os madeirenses a se associarem à Exposição Regional do Limão, que pode ser complementado com um passeio pela Laurissilva, o usufruto das unidades de Turismo Rural e de uma boa refeição nos restaurantes do município.

António Trindade
Presidente da Direção da Casa do Povo da Ilha

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.