1 1 1 1 1 Pontuação 3.43 (7 Votos)

Manutenção da acreditação no âmbito flexível para os ensaios acreditados no Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar (LRVSA)

Laboratorio 1 O Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar (LRVSA), estrutura gerida pela Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar, da Direção Regional de Agricultura, recebeu no dia 9 de maio do presente ano, a informação por parte do Instituto Português de Acreditação (IPAC), da decisão de manutenção da acreditação para ensaios nas áreas das análises veterinárias, microbiologia alimentar e resíduos de pesticidas.

Desde 2010 que o LRVSA é sujeito a auditorias anuais, por parte daquela Instituição, para avaliação da conformidade para lhe ser atribuída e mantida a qualificação de Laboratorio Acreditado. Estamos, por esta data, no final do segundo ciclo de acreditação (agora de 4 anos), o qual teve início em 2013.

Laboratorio 2 Nos passados dias 29 e 30 de outubro de 2015, uma equipa auditora composta por três especialistas nestas áreas, nomeados pelo IPAC, verificaram o grau de implementação da norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 no LRVSA e respetiva conformidade. Depois de dois dias de avaliação minuciosa, os auditores entregaram o relatório ao gestor de topo do Sistema de Gestão, o Diretor Regional de Agricultura, contendo as constatações e pontos a melhorar, que prontamente foram analisadas pelos responsáveis técnicos e pelos responsáveis do Sistema de Gestão, de modo a darem cumprimento, ao normalmente exigido nestes casos, tendo sido preparado um plano de ações, que juntamente com as respetivas evidências foram enviados ao IPAC em dezembro de 2015.

Após análise das mesmas, o IPAC, informou que “foi decidido em reunião de decisão que estão reunidas as condições para manter a vossa acreditação”, tendo disponibilizado o Anexo Técnico, Edição 6, de 6 de maio de 2016.

 

Laboratorio 3 O referido Anexo Técnico e a respetiva Lista de Ensaios sob Acreditação Flexível (LEAF) encontram-se disponíveis no site do IPAC no endereço http://www.ipac.pt/ no sítio das entidades acreditadas para alimentos, agroalimentar e veterinária.

Neste momento o LRVSA está acreditado para a realização de 239 ensaios nas áreas das análises veterinárias (4 ensaios), microbiologia alimentar (30 ensaios) e resíduos de pesticidas (205 ensaios), que podem vir a ser alterados, sempre que seja pertinente e sem custo adicional, atendendo ao nosso tipo de acreditação (acreditação flexível).

Graças a acreditação do LRVSA, esta Direção de Serviços cumpre, em grande parte, o objetivo de dar resposta, na Região Autónoma da Madeira, às necessidades do setor agrícola e agroalimentar indo de encontro às crescentes exigências que se deparam na sociedade, no âmbito da segurança dos alimentos.

Apesar dos constrangimentos existentes, e por via do esforço em aumentar a sua eficiência e produtividade, tem sido possível ao Laboratório crescer sob o ponto de vista de oferta analítica, cada vez mais suportada na operacionalidade e disponibilidade de recursos cada vez mais escassos e limitados.

Todo este mérito deve-se sem dúvida, ao grande envolvimento e trabalho árduo dos trabalhadores desta Direção, desde as áreas analíticas, às áreas administrativas e aos restantes, e não menos importantes, serviços de apoio, que procuram no seu dia-a-dia melhorar continuamente pela eficácia e o bom nome da Instituição.

Em 2016, este empenho irá continuar, para na próxima avaliação, agendada para novembro p. f., conseguirmos continuar a manter esta qualificação de Laboratório Acreditado. 

Zita Vasconcelos
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.