1 1 1 1 1

Palestra sobre medicamentos manipulados para animais de companhia: o medicamento preparado "à medida" da espécie, peso e temperamento do seu animal de estimação

palestra ovm 2 Decorreu em 14 de Maio a palestra “Medicamentos manipulados para animais de companhia” por iniciativa da Delegação Regional da Ordem dos Médicos Veterinários, com a colaboração da Direção de Serviços de Alimentação Veterinária que, para o efeito, gentilmente cedeu as suas instalações na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses.

A palestra foi conduzida pelo Dr. Emílio Vaz de Moura, farmacêutico especializado em manipulação de medicamentos para diversas Especialidades Médicas.

A Medicina Veterinária para animais de companhia reúne cada vez mais as condições para uma prestação de excelência e de proximidade, evidenciado pela abertura de novas clínicas e hospitais, com recurso a novas especialidades médicas e a meios de diagnóstico sofisticados e rigorosos.

A multiplicidade de espécies, raças, pesos e mesmo dos temperamentos encontrados entre os animais de estimação põe, no entanto, aos Médicos Veterinários sérios desafios quanto à exatidão da dose a administrar bem como quanto à forma de apresentação mais adequada para cada paciente.

 

palestra ovm 5 A manipulação de medicamentos para animais de companhia permite estender aqueles critérios de rigor à fase da medicação, quer se trate de um cão de grande porte, um gato temperamental, um coelho ou uma ave.

A manipulação medicamentosa, um importante instrumento ao serviço dos Médicos Veterinários e dos seus pacientes, funciona em complemento da indústria farmacêutica, preenchendo as lacunas existentes e garantindo a diversidade e adaptabilidade da medicação.

A atividade de manipulação pelas farmácias é fortemente regulamentada, sujeita a critérios de rigor no reconhecimento e obtenção dos princípios ativos, na confeção dos medicamentos e nos instrumentos de controlo, sendo a sua entidade reguladora o INFARMED.

 

Secretaria Regional de Agricultura e Pescas
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.