1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

mangericoO basílico expandiu-se da Itália para o resto da Europa e América do Norte.

O mais vulgar entre nós, o basílico ou manjericão, com o nome científico Oncimum basilicum, é uma planta frágil, tenra e de sabor e aroma muito fortes. Combina bem com tomate e massas. Há variedades de folha verde e outras de folha roxa.

Deu origem a um molho famoso, o pesto, em que as folhas de basílico juntam-se a pinhão, azeite, alho e queijo parmesão.

A produção de basílico é mais fácil em estufa durante o inverno. No verão, ao ar livre, pode ser necessário algum ensombramento.basroxo Tem de ser regado com regularidade e beneficia de um solo fértil e bem drenado. Em produção, os cortes têm de ser frequentes. Ao florir, a planta torna-se menos tenra e deixa de ter interesse.

As sementes germinam bem, mesmo depois de 2 e 3 anos, pelo que se pode deixar algumas plantas florir e recolher a semente para usos futuros.

Há muitos outros basílicos, além da espécie nomeada acima, alguns com cheiro e sabor a especiarias como a canela e a frutos como o limão.

É uma planta que se pode ter em casa, em vaso, onde apanhe algum sol e água. É anual e sobreviverá entre 4 a 12 meses, consoante os cuidados a que for submetida, sendo a poda um dos mais importantes para que não floresça.

A cultura do basílico, apesar de fácil, requer alguns cuidados. As sementeiras são, por exemplo, muito sensíveis ao Pythium e à Rhyzoctonia, pelo que as sementes deverão ser desinfetadas e usado um substrato novo ou esterilizado.

Em cultura, por vezes aparece uma podridão seca que atinge as raízes e a parte basal do caule. Aparecem lagartas, afídeos e aranhiços mas fazem pouco estrago se à cultura estiverem a ser dadas as condições e a fertilidade adequadas.

De referir que não estão homologados produtos fitossanitários para esta cultura.

Núcleo de Horticultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.