1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (3 Votos)

TUNAMAD: Aumentar o conhecimento sobre os atuns da Madeira

IMG 3042 Os atuns estão entre as espécies de maior importância comercial para as pescas na Região da Madeira. O atum patudo (Thunnus obesus) e o gaiado (Katsuwonus pelamis) são as espécies de tunídeos que costumam ocorrer com maior abundância na região, apresentando uma forte sazonalidade. O atum patudo ocorre na Região principalmente entre abril e julho, enquanto o gaiado ocorre preferencialmente nos meses de Verão e Outono, quando a temperatura da água é mais elevada. Em 2014 o padrão de capturas alterou-se de forma drástica, tendo havido capturas muito elevadas de atum voador (Thunnus alalunga), o que não é habitual. Este padrão não se repetiu em 2015.

Face à importância económica destas espécies, é de grande relevância a realização de estudos científicos que contribuam para compreender os padrões de ocorrência e abundância das diferentes espécies na Região. Foi com este objetivo que apresentei em 2015, um projeto de pós-doutoramento à ARDITI (Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação) intitulado “TUNAMAD”, que tem como objetivo principal estudar os fatores biológicos e ambientais que contribuem para as variações na abundância das diferentes espécies de atuns na Região.

 

Este projeto teve início em setembro de 2015, e tem como orientadores Rui Caldeira, diretor do OOM (Observatório Oceânico da Madeira) e Aurélia Saraiva, Professora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo realizado no CIIMAR-Madeira em colaboração com a Direção Regional de Pescas. O trabalho inclui uma componente oceanográfica, que é realizada com base na análise de dados de satélite, e uma componente de amostragem biológica, em que são recolhidos dados de biometria, parasitologia, e hábitos alimentares de um número significativo de exemplares de atum. Esta componente mais prática teve início em abril passado e realiza-se nas instalações da DSIDP. Até junho, este trabalho conta ainda com a colaboração do Thibaut Péran, estagiário Erasmus da Universidade de Brest (França).

Com este trabalho procura-se contribuir para um maior conhecimento da biologia e ecologia das espécies de atum mais importantes que ocorrem em águas da Madeira, bem como compreender as causas que levam às variações na abundância das diferentes espécies. Salienta-se ainda que este trabalho insere-se no esforço que está a ser realizado por várias instituições regionais co-promotoras do OOM, entre as quais a Direção Regional de Pescas e o CIIMAR-Madeira, no sentido de aumentar a produtividade científica da Região.

 

Margarida Hermida
CIIMAR-Madeira

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.