1 1 1 1 1

Título do artigo

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Verifica-se nesta altura do ano o arrefecimento noturno, o que origina as indesejadas condensações (formação de gotas) sobre as culturas, fomentando o aparecimento de fungos patogénicos, havendo assim a necessidade de intervir para evitá-los, como se indica mais à frente.

Prevê-se para a próxima semana a continuação de boas condições do estado do tempo, ou seja, dias de céu limpo, com gradual aumento da temperatura, com alguns aguaceiros esporádicos. A frequência das regas terá necessariamente que ser maior, dados os valores da evapotranspiração, que estão muito acima dos valores da precipitação.

Deve ser utilizada água sem desperdício, sendo aconselhável abandonar a rega por gravidade, conhecida por alagamento, instalando para o efeito um sistema de rega adaptado às suas culturas, o que trará benefícios em termos de poupança de água.

TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS

Na aquisição dos produtos fitofarmacêuticos deve informar-se claramente das finalidades dos mesmos, assim como quais as culturas para o qual está homologado, ou seja, para as quais está autorizada a sua aplicação. Não esquecer, o que deve tornar-se um hábito, o registo no caderno de campo das utilizações dos produtos fitofarmacêuticos.

- Frutícolas

Com as melhorias previsíveis das condições do estado do tempo, irá verificar-se um aumento na atividade da mosca da fruta (Ceratitis capitata), daí recomendarmos em geral para todos os pomaresvulneráveis à mesma a colocação de garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva), como uma medida complementar e não de substituição aos produtos fitofarmacêuticos autorizados. Em média, colocar uma armadilha por cada três árvores.

Prosseguir com os tratamentos preventivos e curativos contra as seguintes doenças do pedrado das macieiras e das pereiras e ainda lepra dos pessegueiros.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

- Vinha

É a altura indicada para tratar a vinha a título preventivo contra as eventuais formas hibernantes dos habituais fungos patogénicos (míldios e oídios).

- Hortícolas

Pulverizar batatais e tomatais com caldas cúpricas para evitar o aparecimento de míldio. Com estas condições do estado do tempo e com a formação de condensações sobre as plantas, devido ao arrefecimento noturno, torna-se imperativo realizar estas pulverizações.

O milho é uma cultura atreita aos afídeos (piolhos) nesta altura do ano, pelo que é necessário dar início aos tratamentos assim que surjam os primeiros focos.

- Jardins

Aplicar enxofre (pó molhável) nas roseiras, para evitar o aparecimento do oídio.

O piolho das roseiras e outras plantas de jardim combate-se preferencialmente com medidas culturais (eliminação de focos da praga, lavagem com água, etc...) e, quando necessário, recorrer a aplicação de inseticidas autorizados em proteção integrada.

OPERAÇÕES CULTURAIS

- Mondas

Condições do estado do tempo óptimas, para a realização de variadas atividades na exploração agrícola, nomeadamente as mondas.

-Jardins

Rega-se as hortas e jardins de preferência ao final do dia, para que a terra conserve por mais tempo a água absorvida e ser mais facilmente aproveitada pelas plantas.

Recomenda-se ainda limpar as matas e evitar acumulações de resíduos vegetais facilmente combustíveis (madeira e folhagem), a fim de se evitarem eventuais incêndios.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.