1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

A promoção da agricultura biológica

pepino biologico A divulgação é essencial para a promoção de qualquer bem ou serviço e é fundamental quando o objectivo é a mudança de um paradigma, a implementação de uma actividade pioneira ou o desenvolvimento de um sector que, pelas suas características, envolve uma alteração profunda da forma de pensar e de agir.

Desde a adesão de grande parte das escolas regionais ao programa eco-escolas, o ambiente e a alimentação saudável são temas cada vez mais abordados e procurados e as hortas escolares e a agricultura biológica têm possibilitado a exposição destes temas de forma dinâmica, promovendo a multiplicidade e interdisciplinaridade das diferentes formas de aprender e de ensinar.

 

Cabe à Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, explorar e adaptar o conceito, intervindo não só na forma como se produz alimentos mas também na cultura alimentar dos alunos, envolvendo a participação dos professores em novas práticas pedagógicas capazes de estimular estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambientais e aumentando ao mesmo tempo a motivação e facilidade de aprendizagem das crianças e jovens, por temas particularmente importantes e urgentes como o sistema alimentar atual, os impactos da agricultura convencional, os malefícios dos pesticidas e a importância do desenvolvimento da agricultura biológica para a proteção do ambiente, para a saúde pública e para a economia regional.

Com este objetivo, e tentando atender a todas as solicitações, foram realizadas ao longo do último ano, 30 ações de sensibilização em estabelecimentos escolares, envolvendo cerca de 1 670 alunos. Paralelamente, foram ainda desenvolvidas outras ações de esclarecimento para os utentes do Estabelecimento Prisional do Funchal e para várias dezenas de participantes da Feira Terra Sã, em Lisboa, com o objetivo de revelar o trabalho desenvolvido em prol da Agricultura Biológica na Madeira.

Em 2016, intensificar-se-á o trabalho de divulgação e esclarecimento do modo de produção biológico, quer para escolas quer para o público em geral, agora assumido por uma nova estrutura orgânica da Direção Regional de Agricultura, o que inclui os serviços da Agricultura Biológica, a Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura, a qual tem como objetivo prioritário o desenvolvimento da agricultura biológica na RAM, assente em vetores como sejam o aumento do rendimento dos agricultores, a proteção do ambiente, a sustentabilidade do agroecossistema e a defesa dos consumidores.

 

Divisão de Agricultura Especializada
Direção Regional da Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.